Empreendimento inovador em Arujá e região, o Pet Estrela Crematório será inaugurado neste sábado, 18 de outubro, às 10 horas, na Avenida Adília Barbosa Neves, 2740, no Jordanópolis, sendo o pioneiro no Alto Tietê e o único no Estado de São Paulo a realizar o procedimento não só em cães e gatos mas, inclusive, em animais exóticos ou de grande porte como bois e cavalos, entre outros.
Idealizado pelo proprietário Matheus Medeiros, a área de cerca de 1.200 metros quadrados, conta com um investimento aproximado de R$ 3 milhões, sendo equipado com um forno de tecnologia exclusiva alemã, com capacidade para cremar até 350 quilos por carga. O crematório poderá firmar um convênio com a Prefeitura de Arujá para poder atender, em caso de necessidade, os pets das famílias em situação de vulnerabilidade. Os empreendedores também estudam a possibilidade de fazer parcerias com as concessionárias no entorno do município que, por vezes, precisam recolher animais mortos na sua circunscrição.
“Acompanhando o crescimento e a valorização dos pets nas famílias, eles passaram a ser entes muito queridos e merecem ter uma despedida digna. Juntando isso com a sustentabilidade, pois existe uma lei federal proibindo o descarte irregular, surgiu a ideia de transformar e consientizar a população, deixando a cremação mais acessível a todos”, pontuou Medeiros.
O secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, acrescentou que descartar animais mortos pela cidade é crime ambiental, pois pode contaminar o lençol freático, as nascentes e trazer uma série de problemas de saúde. O tema ainda é regido pela Lei Federal 9605/1998, sendo passível de multa e demais sanções, decorrentes do ato inadequado. “Já chegamos a receber 20 cadáveres de animais errantes por mês, que são recolhidos e entregues à Zoonoses, que se encarrega de dar a destinação correta para um aterro devidamente licenciado pela Cetesb, e que fica em outro município. Então, esse empreendimento traz uma solução para essa questão e, claro, seria muito bem-vindo um convênio com a municipalidade, especialmente para atender aos animais de estimação das famílias mais carentes, como as inscritas no CadÚnico”, exemplificou.
Com funcionamento 24 horas, o crematório gerou, aproximadamente, dez empregos diretos e indiretos, possuindo acompanhamento de profissionais especializados na função. O crematório, além do forno moderno e de última geração, possui uma câmara frigorífica para armazenagem dos animais até o instante da cremação. E o local oferece ainda um espaço ecumênico para uma despedida digna ao seu pet e com serviço especial de transformar um momento de dor em uma bela homenagem.
Cada bichinho que se torna uma estrelinha pode também virar uma lembrança que atravessa gerações e dá frutos, pois a empresa tem uma área de preservação ambiental para que as cinzas sejam depositadas e ganhem vida em forma de adubo para as árvores, aonde as árvores onde foram depositadas as cinzas dos pets são identificadas com um QR Code, mostrando toda a trajetória deles. Caso os donos dos pets prefiram, as cinzas também podem ser levadas para colocação em pingentes de colares ou simplesmente serem guardadas em urnas. Tudo com o objetivo de propiciar ao animalzinho um fim digno e com o máximo respeito possível à sua história de vida e aos momentos felizes vividos ao lado de seus donos.
Para mais informações, visite ou siga o Pet Estrela Crematório no Instagram @petestrelacrematorio, acesse o site www.petestrelacrematorio.com.br, ligue ou mande mensagem para: 11 4240-5253 (telefone/whatsapp). O espaço está aberto todos os dias, 24 horas.