A Prefeitura de Arujá apresentou, nesta quarta-feira (3), um pacote de importantes iniciativas voltadas à inclusão e ao atendimento das pessoas com deficiência no município: Pesquisa Censitária da Pessoa com Deficiência, a implantação da Central de Libras 24 horas e o avanço no processo para construção do novo prédio da APAE Arujá,além e parceria para inclusão de potenciais alunos com deficiência nas atividades do Centro Paralímpico Nacional.
O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa que reuniu o prefeito Luís Camargo, o vice-prefeito Rodolfo Machado, a secretária de Assistência Social e da Pasta da Mulher, Juliana Souza, a presidente do Fundo Social e primeira-dama Clau Camargo, e o diretor da Pasta da Pessoa com Deficiência, Ronilson Souza.
Censo trará diagnóstico inédito e permitirá planejamento realista
Abrindo a coletiva, o prefeito Luis Camargo disse que nem sempre os gestores têm uma ideia concreta de qual é a necessidade das pessoas com deficiência, de acordo com suas limitações, por isso, para reformular políticas pública e planejar investimentos que respondam de forma eficiente a estas necessidades decidiu realizar censo, que acontece no início de 2026.
A secretária Juliana Souza Daniel destacou que hoje as informações sobre pessoas com deficiência estão dispersas entre Saúde, Educação e outros setores, o que impede uma visão clara da realidade.Segundo ela, o Censo vai permitir identificar quantas são essas pessoas, quais tipos de deficiência possuem e quais suas principais necessidades.
O trabalho começará pelos setores de Saúde e Educação, acompanhando casos já registrados. Em seguida, será iniciada a busca ativa porta a porta, para alcançar quem não está nos sistemas públicos ou enfrenta barreiras de acesso.
Central de Libras 24h será pioneira no Alto Tietê
A presidente do Fundo Social, Clau Camargo, explicou que a ideia da Central de Libras surgiu de uma experiência pessoal.
Ela relatou que, durante um evento, teve dificuldade em se comunicar com uma pessoa surda. “Naquele momento percebi como deve ser desafiador para servidores de saúde, segurança ou atendimento público oferecer, em meio a uma emergência, um serviço rápido e eficiente diante da barreira de comunicação”, disse.
Seundo Ronilon Souza, diretor da pasta PCD, como respota a esta dificuldade, a Central de Libras, prevista para iniciar em fevereiro, a Central será a primeira 24h do Alto Tietê, oferecendo profisionais intérpretes por videochamada acessados por QR Code fixado em cartazes em unidades de saúde, delegacias, escolas e repartições públicas. A Prefeitura já deu início ao processo licitatório para contratação de empresa especializada.
Novo prédio da APAE Arujá
A terceira iniciativa apresentada foi a confirmação dos avanços para construção do novo prédio da APAE Arujá, ação que promete ampliar a qualidade dos serviços prestados no município.
O prefeito lembrou que, no ano passado, a Prefeitura realizou a doação definitiva do terreno onde funciona a instituição. Em 2025, com apoio do deputado Márcio Alvino, recursos começaram a ser projetados para viabilizar a obra. “A APAE é fundamental para Arujá, e a Prefeitura seguirá parceira dessa construção”, ressaltou Camargo.
Incentivo ao esporte e programação especial
O vice-prefeito Rodolfo Machado, que também tem formação como profissional de Educação Física, também anunciou a busca por estudantes da rede pública com deficiência que tenham potencial esportivo para ingressar no Centro Paralímpico Nacional, em São Paulo.
“Muitas vezes o professor tem um olhar mais competitivo e não consegue identificar o potencial do aluno com deficiência que encontra amplas possibilidades no esporte paralímpico e adaptado e Arujá, graças á parceria firmada pela primeira dama Clau Camargo com o Centro Paralímpico Nacional,pode encaminhar pessoass com deficiência para atividades diversas, por isso nós vamos trabalhar essa informação com as escolas, visando oportunizar à qualquer pessoa com deficiência que tenha uma vocação esportiva o seu ingresso no paradesporto”,concluiu o vice.
Além disso, foram divulgadas duas ações comemorativas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência:
– Exposição do radialista Osmar Santos, nesta quinta-feira (4), às 18h30, com pinturas em óleo sobre tela;
– Campeonato de Sinuca Paralímpico, no dia 13 de dezembro, às 10h, no Nippon Country Clube.