A Secretaria Municipal de Cultura de Arujá está nos ajustes finais para a realização do Arujá Folia, que seguirá o mesmo modelo de sucesso do ano passado: uma programação descentralizada, levando o carnaval para diferentes bairros da cidade e incentivando a ocupação dos espaços públicos de lazer e convivência.
De acordo com o secretário de Cultura, Rogério da Padaria, a proposta é começar a folia com o grito de Carnaval no dia 07 de fevereiro, no Complexo Calango, Jardim Emília e no dia 14 de fevereiro (sábado), a realização de evento no Parque Cidade Natureza, em Jordanópolis com eleição do rei e rainha do carnaval 2026. No dia 15 (domingo), a festa segue para a Avenida Mário Covas, com programação a partir da tarde e que se estende até as 23h, marcada pela passagem do trio elétrico, apresentações de artistas locais e muita animação.
No dia 16 (segunda-feira), o destaque será o Carnaval de Inclusão, realizado no Parque dos Ipês, no bairro Fazenda Rincão. A atividade contará com um concurso de fantasias exclusivo para pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do município com uma festa acessível e inclusiva. O encerramento do Arujá Folia acontece no dia 17 (terça-feira), com a tradicional matinê no Clube União, que também contará com concurso de fantasias aberto a todas as pessoas.
“Estamos planejando tudo para que a cidade tenha um carnaval voltado para a família, com muita alegria e total segurança, garantindo diversão para todas as idades e assegurando que as pessoas com deficiência tenham seu espaço para festejar”, destacou o secretário.
Rogério também adiantou que a equipe da Cultura prepara novidades, como a criação de uma oficina no Museu Municipal, onde os próprios foliões poderão confeccionar seus adereços carnavalescos. O Bloquinho Arujá Folia também contará com um número maior de músicos e será ampliado neste ano, após reunir cerca de 5 mil pessoas em 2025 durante os cinco dias de Folia.
Outro destaque é o abadá solidário, cuja arrecadação será destinada ao Fundo Social. Neste ano o abadá será disponibilizado em todos os tamanhos. Em 2025, a ação resultou na arrecadação de duas toneladas de alimentos.
Segundo o secretário, a mobilização dos artistas locais tem sido fundamental para fortalecer a Cultura da cidade. “Há muita animação e empenho por parte dos artistas, que sempre apoiam e participam das ações culturais e eles vão proporcionar um grande evento”, completou.
