Pesquisar

Arujá celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com homenagem a 29 lideranças femininas

Nesta segunda-feira (28), o salão do Lions Clube de Arujá foi palco de um evento marcante em homenagem à luta, resistência e contribuição histórica das mulheres negras para a promoção da igualdade racial, de gênero e social. A cerimônia, realizada pela Diretoria de Igualdade Racial de Arujá, celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e homenageou 29 mulheres que fazem história no município com suas trajetórias de protagonismo, trabalho e superação.

Idealizado por Lúcia Ribeiro, diretora de Igualdade Racial, o evento contou com o apoio da secretária de Assistência Social, Juliana Daniel, e foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, a presidente da Câmara Municipal, professora Cris do Barreto, os vereadores Ana do Esporte, Danilo Silva Santos, Tiago Ursão, Pastor Chocolate e Reynaldinho, além do secretário de Cultura, Rogério da Padaria, e da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Flávia Sanches.

Em sua fala, Lúcia Ribeiro destacou a importância da data como um marco de reflexão sobre a construção de uma sociedade mais justa, plural e igualitária, pautada no respeito e na valorização das mulheres negras. “Estou muito feliz pela oportunidade de militar em defesa da igualdade racial, sabendo que podemos reconhecer e fortalecer a luta de mulheres que têm aqui um legado maravilhoso”, afirmou. Ela também anunciou ações da nova pasta da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria dos Direitos da Mulher, como as oficinas de letramento racial aplicadas a servidores públicos, que visam combater o racismo estrutural e promover mudanças institucionais.

Clau Camargo exaltou a força do evento ao unir reflexão, arte e reconhecimento, reforçando o compromisso da gestão municipal com o atendimento humanizado e a geração de oportunidades para todas. Já Cris do Barreto, presidente da Câmara, destacou o carinho e a sensibilidade presentes na cerimônia e parabenizou Lúcia Ribeiro, a Secretaria da Mulher e todas as homenageadas.

As mulheres homenageadas foram Alessandra do Carmo Julião Silva, Aline de Jesus Alexandre, Anelise Santiago, Angela Cristina de Souza Almeida, Elisabete Aparecida dos Reis Costa, Beatriz Aparecida Roberto Israel, Cenaria Souza dos Santos, Cristiane Lima Lourenço, Débora Cristina Euclides da Silva, Elisana Novais das Virgens, Edileuza Silva dos Santos, Elaine Cristina Ferreira Lima Barbosa, Alda Lucia de Paula, Ifigênia Maria Luiz, Jaqueline de Jesus, Larissa Santos Ribeiro, Maria de Lourdes dos Santos, Luana Ribeiro Ramos de Sousa, Magali Marques de Oliveira, Mirian Sousa Fonseca, Maria Neuza de Oliveira, Ana Paula de Oliveira, Maria da Penha Vieira, Sandra Regina Silva, Sirlene Bassi, Tatiana Cristina, Thaíse Novais, Thalia Viana da Silva e Magnólia Maria da Silva Santos.

A programação cultural foi abrilhantada pela cantora Alícia e pelas apresentações de dança de Aline Cordeiro e Plínio Ferraz, que emocionaram o público presente e reforçaram, com arte, o protagonismo feminino e negro.

 

Mais recentes

Scroll to Top