Arujá celebrou neste domingo (7) os 203 anos da Independência do Brasil com o 3º Desfile Ecológico, realizado na Praça do Coreto. Com o tema “Biomas Brasileiros”, o evento reuniu ato cívico, apresentações culturais, feira do empreendedor e desfile das escolas municipais e entidades.
A proposta do desfile foi unir a tradição cívica ao debate ambiental, ressaltando a importância da preservação dos seis biomas brasileiros e reforçando Arujá como Cidade Natureza. As escolas Isabela Pavani (Mata Atlântica), Marisa Aparecida Pendeza (Pampa), CCCA Mirante (Caatinga), CCCA Barreto (Amazônia) e CCCA Centro (Arujá) levaram para a avenida a biodiversidade nacional. Também participaram a Guarda Mirim de Arujá, a Fanfarra Municipal, os Escoteiros, o Clube Desbravadores Jaspe-Constelação, a Ordem Internacional do Arco-Íris, a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Ambulância Rota da Vida, o setor de Trânsito, Serviços e Coleta Seletiva, além da Corte de Misses de Arujá, ginastas do Centro União/Habib Tanuri e os Centros de Convivência da Criança e do Adolescente.
O CCCA Barreto conquistou o tricampeonato no concurso de fantasias, encerrando o desfile que ainda contou com a apresentação especial e muito aguardada da Banda Sinfônica Municipal. A solenidade contou com a presença do prefeito Luís Camargo, do vice Rodolfo Ribeiro, da primeira-dama Clau Camargo, autoridades locais e representantes do Lions Clube, que tradicionalmente organizam o evento.
Em seu pronunciamento, Camargo afirmou que a Independência do Brasil nasceu da necessidade de autonomia econômica e que hoje esse espírito se conecta à ecologia, lembrando que, como país detentor do maior pulmão do mundo, o Brasil deve buscar um crescimento ordenado e um desenvolvimento sustentável.