Pesquisar

Exposição sobre Consciência Negra é aberta no Museu Umbelina, em Arujá

Foi aberta nesta quarta-feira (19), no Museu Umbelina Ferreira Barbosa, a exposição “Consciência Negra: Africanidade e Cultura Afro-Brasileira”, em celebração à Semana da Consciência Negra. A abertura contou com a presença de estudantes da rede municipal e integra uma ação conjunta das Secretarias de Cultura, Educação e da Mulher, por meio da Diretoria de Igualdade Racial.

A mostra reúne peças desenvolvidas por alunos da rede municipal de ensino integral e também por estudantes da APAE, com trabalhos que incluem artes visuais, esculturas e outras expressões artísticas. Um dos momentos de destaque foi a Dança da Baobá, apresentada pelos alunos do professor Victor Barbosa, que emocionou o público ao trazer uma reflexão poética sobre a terra que acolhe e alimenta sem preconceito. Em seguida, um desfile exibiu peças vibrantes que retratam o colorido, a força e a alegria do continente africano, tão presentes na cultura brasileira.

Prestigiaram o evento o secretário de Cultura, Rogério da Padaria; a diretora de Igualdade Racial, Lúcia Ribeiro; o secretário de Educação, Aldo Botana Menezes; e o prefeito Luís Camargo, que ressaltou a importância de estimular a reflexão sobre igualdade social e racial e o combate ao preconceito. Rogério da Padaria também agradeceu ao secretário Aldo Botana e aos professores pela parceria que contribuiu para o enriquecimento da mostra.

A exposição segue aberta ao público até 28 de novembro. Já neste domingo, a partir das 13h, o Museu recebe um evento de hip-hop, também dedicado ao tema, ampliando o diálogo cultural e as atividades da programação especial.

Mais recentes

Scroll to Top