Na última quarta-feira, dia 19 de fevereiro, o Procon de Arujá foi palco de uma reunião entre representantes do Banco de Minas Gerais (BMG), o Procon Arujá e os Procons de Itaquaquecetuba e Suzano. O encontro teve como objetivo aprimorar a segurança e transparência nas contratações de empréstimos consignados, um tema de grande importância para a proteção dos consumidores.
O encontro contou com a participação de Karina Anício de Oliveira e Elizângela Correia da Silva, representantes do BMG, além de Jéssica Villar, diretora do Procon Arujá, e as convidadas Juliana Guidine, diretora do Procon de Itaquaquecetuba, e Daniela Itice, do Procon de Suzano.
A pauta da reunião foi focada em pontos essenciais para garantir mais transparência e segurança nas relações entre consumidores e instituições financeiras, com destaque para:
1. Empréstimos consignados: Análise de protocolos e boas práticas nas ofertas e contratações.
2. Cartões consignados RMC e RCC: Debate sobre o uso e condições de contratação desses produtos financeiros.
3. Contratações indevidas: Identificação de falhas nas ofertas e possibilidades de evitar a contratação de produtos não solicitados.
4. Segurança nas contratações: Adoção de medidas para evitar fraudes e garantir a transparência nas transações.
5. Plano de melhorias: Discussão sobre estratégias para melhorar os serviços prestados, com foco na proteção do consumidor.
Durante o encontro, o Procon de Arujá destacou que uma das principais queixas dos consumidores é a falta de informações claras na hora da contratação de produtos ou serviços, o que tem levado a situações de endividamento e confusão entre os clientes. Os representantes dos Procons reafirmaram a importância de políticas de transparência e educação financeira para atenuar esses problemas.
A reunião teve como resultado a formulação de um compromisso conjunto entre as entidades e o banco, visando a implementação de medidas que tornem mais seguras e transparentes as transações realizadas, oferecendo maior proteção aos consumidores na hora de realizar empréstimos ou adquirir produtos financeiros.