Arujá sedia campeonato mundial de autorama

Arujá sedia campeonato mundial de autorama

Pessoas de diferentes regiões do mundo estiveram em Arujá, neste fim de semana, para participar do Campeonato Mundial de Autorama 2018. O torneio internacional aconteceu na Red Fox Raceway, na Estrada da Laranja Azeda, no Jardim Maringá.

A Red Fox é loja especializada e dotada de autorama profissional. O proprietário, Luiz “Gugu” Bernardino e a esposa, Carla Carioca, receberam competidores da Alemanha, EUA, Suécia, Argentina, República Checa, San Martin (Caribe), entre outros países.

Os participantes são divididos em duas categorias principais – motor livre e apenas um motor. Na primeira, eles podem substituir o motor dos carros durante a competição. Na segunda, precisam manter o mesmo motor durante a disputa.

O autorama desperta a mesma emoção de outros esportes automobilísticos, ainda que sua estrutura seja diferente. A vontade de vencer, a competitividade, o imprevisível: todos os elementos estão lá, além da paixão pelo autorama, que é personificada por Gugu.

Gugu morava São Paulo e decidiu se estabelecer em Arujá há 20 anos. Desde então, tem feito do autorama a sua principal atividade. O empresário trabalha não apenas com a competição, mas em tudo relacionado a ela.

“Aqui desenvolvo os carrinhos de autorama. Nós trabalhamos com toda a produção especializada, e também resolvemos fazer todo o necessário para a nossa pista ter a capacidade de sediar o maior evento de autorama do mundo”, destacou.

Além de ser um verdadeiro empreendedor do autorama, Gugu é também um dos principais competidores e referência internacional do esporte. Em todos esses anos, ele já acumula os títulos de campeão brasileiro, mundial, europeu e africano de autorama.

“É a minha paixão por motor, velocidade, trabalho manual, tudo isso que me faz encarar tantos desafios. É paixão que nos move. Por isso o autorama hoje é a minha principal atividade. O desafio é constante, mas temos feito a diferença”, afirmou.

Por conta da participação nas várias competições internacionais, Gugu e Carla viajam bastante. A última viagem do casal foi para a Itália. Mas Gugu esteve recentemente na Finlândia, de onde teve a idéia de recriar uma pista conforme os padrões que observou.
Carla também participa do esforço enorme de bastidores. “Aqui nós participamos cuidando de tudo. Servimos desde o café da manhã até jantar, incluindo lanches. É bem corrido, mas vale muito a pena”, disse Carla Morena.

A movimentação na cidade chamou a atenção de muitos comerciantes e autoridades municipais. Pouca gente poderia imaginar que a presença de turistas europeus e americanos teria ligação com o autorama, mas a verdade é que a atividade mobiliza apaixonados pelo esporte em todo mundo, gerando renda e promovendo o turismo.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Julio do Kaikan e o vereador Luiz Fernando estiveram no local e elogiaram a iniciativa. “São eventos como este campeonato de autorama que trazem muitos visitantes de todos os lugares do mundo, que fazem toda a diferença e promovem o desenvolvimento do turismo em Arujá”, elogiou Julio.

 

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
Sidebar