Na terça-feira (19), o prefeito Luis Camargo (PSD) recebeu troféu feito de madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, servindo como forma de conscientização para o combate ao desmatamento ilegal, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Arujá foi qualificada no programa Município Verde Azul em 14º lugar entre os municípios entre 50 mil e 99 mil moradores.
Camargo se encontrou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado (PL), e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado, Natália Resende Andrade Ávila, com a participação também da secretária de Meio Ambiente de Arujá, Andreia Assis, para participar da cerimônia de certificação do Programa Município Verde Azul, sendo que o município agora figura entre as cidades mais sustentáveis do estado.
Em 2019, Arujá contava com apenas 29 pontos no ranking da época, saltando para 40 pontos em 2020 e, agora em 2023, atingiu a marca histórica de 73 pontos. O ranking leva em conta temas estratégicos como: uso do solo; gestão das águas; esgoto coletado e tratado; resíduos sólidos; qualidade do ar; arborização urbana, biodiversidade; governança ambiental; avanço na sustentabilidade e educação ambiental.