Suzano comemorou os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com um evento no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o Comdicas, Conselhos Tutelares e a OAB Suzano, reuniu autoridades, sociedade civil e representantes de diversas áreas, reforçando o compromisso com os direitos da criança e do adolescente.
O evento contou com apresentações artísticas de jovens da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), demonstrando a força da arte e inclusão na construção da cidadania. Uma palestra educativa da Comissão OAB Vai à Escola esclareceu os principais pontos do ECA, as atribuições do Conselho Tutelar e os caminhos para acionar os órgãos competentes, destacando o trabalho da comissão nas escolas da cidade.
Foi lançado oficialmente uma cartilha digital do Conselho Tutelar de Suzano, disponível online no site da Prefeitura. Criada para informar sobre o funcionamento do órgão e suas atribuições, a cartilha apresenta ilustrações feitas por crianças e adolescentes atendidos pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da cidade, tornando o conteúdo mais atrativo e representativo. As ilustrações também foram expostas no Centro Cultural durante o evento.
Autoridades municipais, incluindo o prefeito Pedro Ishi, o vice-prefeito Said Raful e secretários municipais, enfatizaram a importância da data e a necessidade da união de esforços para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Eles destacaram o trabalho intersetorial como fundamental para a efetividade das políticas públicas e a cartilha digital como um instrumento de cidadania, fortalecendo o vínculo da população com os serviços públicos.
O evento demonstrou o compromisso da cidade de Suzano com a proteção integral das crianças e adolescentes, celebrando o ECA por meio da arte, educação e informação, e reforçando a importância da rede de proteção e o trabalho conjunto entre os diferentes setores da administração pública e a sociedade civil.
Acompanhe o Jornal de Arujá para mais notícias do Alto Tietê!