Os resultados revelados neste mês pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) 2023 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) colocam Suzano na liderança do Alto Tietê no quesito “Proteção aos Cidadãos”. O município foi classificado com a nota B+, enquadrada num intervalo compreendido entre 75% e 89,9% da nota máxima, que remete a um trabalho muito efetivo na categoria i-Cidade.
Este quesito considera o nível de proteção aos cidadãos medindo o grau de planejamento de ações relacionadas à segurança diante de eventuais acidentes e desastres naturais. A avaliação reconhece a eficiência da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, por meio da Defesa Civil, que conta com o Plano de Contingência e com Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) para garantir respostas assertivas frente a situações adversas.
O Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil (Plamcon) de Suzano foi apresentado à população em 15 de setembro do ano passado, durante audiência pública realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna. Na oportunidade, foram compartilhadas informações sobre o documento, cuja minuta pode ser acessada por meio do link bit.ly/
Entre outros órgãos que foram elencados como partícipes do Plamcon estão o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Tiro de Guerra (02-081 Suzano), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), os conselhos tutelares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além do apoio das empresas privadas inseridas no Plano de Auxílio Mútuo (PAM).
Para as ocorrências que estejam incluídas no mapeamento, e demais emergências, serão acionadas todas as outras secretarias municipais relacionadas ao suporte à população, como a de Assistência e Desenvolvimento Social, para eventuais acolhimentos, e as de Educação e de Esporte e Lazer, para necessidade de disponibilização de locais para abrigo.
Nupdec
A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano também conta com o Nupdec para preparar diversos setores da sociedade no suporte à população em momentos de dificuldade. Já foram formadas 12 turmas, que inclui grupos compostos por moradores, integrantes do Tiro de Guerra e servidores da Secretaria Municipal de Educação, entre outros, que atuam para prevenir e atuar nas situações adversas em diferentes bairros.
Durante o curso, coordenado pela Defesa Civil, os alunos participam de aulas sobre “Alagamentos, Enchentes e Inundações”, “Fogo em Mato”, “Impactos Ambientais”, “Primeiros-Socorros”, “Animais Peçonhentos” e “Anomalias da Construção Civil”. A capacitação também é proporcionada por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Zoonoses. Os participantes ainda são orientados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sobre primeiros-socorros, estruturas colapsadas e anomalias da construção civil.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou que o treinamento antecipado e o preparo são fundamentais durante a ocorrência de eventos que podem representar riscos ao município e à população. “Por conta da nossa capacidade de agir no enfrentamento de situações adversas, a Defesa Civil de Suzano é uma referência em todo o Estado de São Paulo. Estamos sempre próximos da população com os Nupdecs e seguimos avançando com o trabalho de suporte aos munícipes em toda a cidade”, avaliou o chefe da pasta.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o reconhecimento do trabalho da administração municipal pelo tribunal é uma evidência de que as ações em defesa da cidade e dos cidadãos estão sendo bem executadas. “É uma grande satisfação para o município ser considerado muito efetivo em um dos quesitos de avaliação do TCE-SP, com IEG-M, já que este é um indicador muito relevante para atestar a qualidade da nossa gestão. A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, por meio da Defesa Civil, presta um atendimento de excelência no apoio aos moradores e tem um planejamento estruturado para agir em situações futuras, que possam causar alguma ameaça à nossa cidade”, frisou o prefeito.
Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano