A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, concluiu o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos na área de proteção social. A inauguração da nova sede do Conselho Tutelar II, em abril, proporcionou melhores condições de trabalho e acolhimento para conselheiros e famílias. O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi implementado, incluindo um sistema de inscrição para entidades receberem mantimentos do Banco de Alimentos, e a campanha “Carnaval da Conscientização” combateu o trabalho infantil.
A secretaria priorizou a escuta ativa e o diálogo com a rede socioassistencial, realizando visitas a instituições parceiras e promovendo encontros formativos. Foram oferecidos cursos de qualificação profissional em parceria com o Sebrae e a Universidade Federal do ABC, focando em comunicação assertiva, mediação de conflito e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Uma parceria com o Instituto Rede Cidadã promoveu a empregabilidade de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), beneficiando mais de 350 pessoas.
A secretaria deu suporte a seis conselhos municipais e organizou três conferências municipais, garantindo a participação popular. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram mais de 7.600 atendimentos individualizados, 3.900 acompanhamentos de famílias e concederam auxílios alimentação, natalidade e funeral. Em situações de emergência, 460 famílias receberam apoio com itens essenciais e 22 pessoas foram abrigadas temporariamente.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou 560 atendimentos individuais, visitas domiciliares e oficinas, encaminhando 71 relatórios à Vara da Infância e da Juventude. A rede de acolhimento da cidade possui capacidade para 230 pessoas, com parcerias garantindo mais de 1.400 vagas em serviços de convivência e acolhimento. O Cadastro Único conta com 55.419 famílias inscritas, com muitas beneficiárias do Bolsa Família e do BPC.
Diversas outras iniciativas foram implementadas, como a emissão de carteiras de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e eventos como o “Adotar é Amar” e a Taça das Ações. O secretário Garippo e o prefeito Pedro Ishi destacaram os avanços na infraestrutura, serviços, formação e parcerias, enfatizanto o atendimento humanizado e a construção de uma cidade mais justa e solidária.
Acompanhe o Jornal de Arujá para mais notícias do Alto Tietê!