A segurança pública continua sendo uma das principais prioridades da atual administração. Com o objetivo de promover o debate e compartilhar soluções inovadoras para fortalecer a segurança no município, a Prefeitura estuda a realização de um Fórum de Segurança Pública em 2025. O evento será uma oportunidade para apresentar as ações que já têm gerado resultados positivos e discutir novas estratégias para continuar avançando na proteção da população.
O prefeito Luis Camargo destacou em um encontro recente com representantes do Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP) que as iniciativas em segurança já têm refletido na redução dos índices de criminalidade. Isso pode, inclusive, levar à queda no preço dos seguros na cidade, o que seria mais uma conquista para a população de Arujá.
Entre as ações que têm trazido bons resultados estão o aumento de 50% no efetivo da Guarda Civil Municipal, o que garante mais agentes nas ruas, além do crescimento no número de viaturas, que passaram de 2 para 22, incluindo bases móveis e motocicletas. O município também já conta com mais de 400 câmeras de segurança, equipadas com tecnologia OCR para identificar veículos roubados ou furtados, além de 250 câmeras instaladas nas portas das escolas. A integração do Centro de Operações Integradas (COI), que monitora as câmeras em tempo real com a colaboração da GCM e Polícia Militar, também tem sido um dos pilares dessa segurança mais eficaz.
“Em breve, o município contará ainda com a Atividade Delegada, que trará policiais militares para reforçar a segurança nas ruas, destacou Camargo. Outra grande novidade é a construção de um novo Batalhão da Polícia Militar, que ampliará significativamente a presença da PM na cidade e fortalecerá ainda mais as operações de segurança”, adiantou Camargo .
A Prefeitura de Arujá reafirma seu compromisso com a criação de uma cidade mais segura e continua trabalhando para implementar melhorias. Em breve, mais informações sobre o Fórum de Segurança Pública 2025 serão divulgadas!