Arrecadação de lenços para pacientes em tratamento oncológico, rodas de conversa, dia de beleza, oficinas práticas, orientações e depoimentos sobre o câncer de mama e Unidade Móvel de Mamografia. Com um mês inteiro de ações, a campanha Outubro Rosa 2023 chega ao fim em Guararema e o balanço é positivo: muitas beneficiadas e “sensação de dever cumprido”.
A frase é da secretária municipal de Saúde de Guararema, Adriana Martins, que celebra a diversidade de atividades realizadas na cidade. As salas de espera do Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap) e da Unidade Temporária de Saúde do Paratei receberam momentos de integração, assim como este último endereço e também o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) teve rodas de conversa participativas.
Em parceria com a empresa Mars a Saúde de Guararema foi além das orientações e levou a conscientização para o campo prático também, já que as unidades de saúde receberam rodas de conversa com a participação de voluntários que introduziram o tema de maneira dinâmica, com cards interativos e uma “mama amiga” (prótese de silicone que reproduz a mama).
Teve também Oficina de Autocuidado, com direito a meditação guiada e exercícios laborais, e ainda um momento de confecção de kits para doação a pacientes. Com chocolates, origamis, lenços e bilhetes personalizados, foram confeccionados 60 kits para mulheres em tratamento, além de outros 25 com mensagens especiais de apoio.
Todos os materiais confeccionados pela Saúde e também pela plataforma de voluntariado Atados, parceria da Mars, foram entregues no Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, onde as equipes responsáveis foram pessoalmente, vestindo cor rosa em alusão à campanha.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação se juntou a causa para promover um “Dia de Beleza” ao público atendido pela Pasta e na última semana a Unidade Móvel de Mamografia esteve nos bairros Nogueira e Paratei, com atendimento à pacientes que já passaram com um médico clínico geral e tinham agendamento prévio. Ao todo, 285 exames foram realizados, o que contribui para o diagnóstico precoce do câncer de mama em Guararema.
Crédito fotos: Comunicação/PMG