A saúde da região ganhou um novo reforço com a inauguração de 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto no Regional de Ferraz de Vasconcelos “Dr. Osíris Florindo Coelho” promovida nesta sexta-feira (29). A ampliação do atendimento é uma reivindicação antiga do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), que considera a unidade estratégica para a rede de atendimento de média e alta complexidade da região, incluindo estrutura com potencial para aumentar os serviços ofertados.
A unidade é referência para os municípios do Alto Tietê, além de bairros da Zona Leste de São Paulo, oferecendo serviços clínicos e cirúrgicos de urgência e emergência aos pacientes. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 9,3 milhões para obras e adequações da área. Com a abertura da nova estrutura o hospital passa a contar com 209 leitos.
A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, destacou que o novo serviço funcionará em um andar inteiro que estava há quase 20 anos fechado. Agora, a capacidade do hospital sobe para 40 leitos de UTI e ajudará a amenizar o déficit da região. “Fico muito feliz com mais 20 leitos de UTI sendo entregues em Ferraz de Vasconcelos. A partir do dia 5 de janeiro todos já estarão em funcionamento em nossa cidade”, ressaltou.
A entrega da nova estrutura contou com a presença do governador em exercício, Felício Ramuth, oportunidade em que a direção do CONDEMAT apresentou ofício com novos pleitos para a região, abrangendo a ampliação dos atendimentos nas especialidades de Ortopedia, Hemodiálise e Maternidade de Alto Risco, além do aumento da capacidade da psiquiatria, o que traria grande alívio para a atual situação.
A regionalização do serviço de saúde é uma luta do consórcio para oferecer um atendimento mais ágil e de qualidade aos moradores da região. Por isso, o CONDEMAT pediu que o Estado reavalie as referências regionais para o atendimento dos casos de urgência e emergência de Traumato-Ortopedia, possibilitando assistência adequada aos pacientes.
A ampliação do serviço de Hemodiálise, uma demanda crescente na região, também foi incluída no ofício entregue ao Governo do Estado. Hoje, a falta de vagas faz com que os pacientes permaneçam internados, ocupando leito, enquanto aguardam o tratamento clínico, situação que impacta o sistema como um todo.
O evento também contou com as presenças dos prefeitos Carlos Chinchilla, de Santa Isabel, e Rodrigo Ashiuchi, de Suzano, além do secretário executivo do consórcio, Adriano Leite, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual André do Prado, do deputado federal Rodrigo Gambale e da secretária executiva da Secretaria de Estado da Saúde, Priscilla Perdicaris.