A palestra do velejador e medalhista olímpico Lars Grael, que deverá acontecer no próximo dia 07, às 18h00, no União Arujaense, é esperada com grande expectativa pelo vereador Divinei da Silva, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal e articulador do evento. A palestra vai marcar a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência em Arujá e vem contribuir não só para uma mensagem de superação que ajudará muitos a vislumbrarem as oportunidades para um novo começo, como também conscientizará o público em geral sobre como romper os preconceitos em torno das pessoas com deficiência e apoiá-las em sua jornada.
“Eu realmente acredito que esta palestra será um divisor de águas para os arujaenses. Considero Lars Grael como o maior nome, dentro e fora do Brasil a liderar a causa PCD, por ser alguém que realmente conhece os dois lados da situação. Ele viveu e garantiu muitas emoções aos brasileiros através da sua modalidade esportiva, mas sofreu um grande golpe no auge de sua carreira. Poderia ter saído de cena em meio às lamentações, mas não o fez, ao invés disso, enfrentou a luta pela vida e todos os desafios de sua nova condição. Encarou a luta contra o preconceito e se reposicionou, liderando hoje essa bandeira com muita visibilidade e eficiência”, analisou Divinei.
Será o primeiro contato do atleta com o público de Arujá e para o vereador, muitas informações importantes serão apresentadas pelo esportista. “Tenho certeza de que essas informações nos darão um novo impulso para virar a chave e trabalhar em prol de melhorias efetivas para os nossos deficientes. Temos um legislativo e um executivo comprometidos com esta causa e acredito que esta conscientização promovida por alguém com esta história de superação será muito importante”, completou o parlamentar.
O vereador Divinei da Silva é autor do projeto que institui a semana PCD em Arujá, e do projeto que exclui o termo “pessoas portadoras de deficiência” e institui a expressão correta “pessoa com deficiência”.
Lars Grael
Depois de conquistar duas medalhas olímpicas na classe Tornado, uma em Seul em 1988 e outra em Atlanta, em 1996, o velejador Lars Grael foi vítima de um grave acidente. Uma lancha invadiu o espaço da prova de regata da qual ele participava e chocou-se com seu veleiro. Ele perdeu uma perna e passou por sérias complicações.
Após esse acidente que quase lhe custou a vida, Lars Grael se reinventou como atleta, a partir da aceitação de sua nova condição, encarou os desafios e mudanças e hoje é protagonista de uma importante história de superação que inspira muitas pessoas.