A Orquestra GRU Sinfônica de Guarulhos abriu o VII Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf) na segunda-feira, 21 de julho, na USP.
O evento contou com um pocket concert da orquestra, sob regência de Marcelo Mendonça, apresentando obras de Villa-Lobos, Mozart e Alceu Valença, além do Hino Nacional. A apresentação incluiu a participação da orquestra em ações de musicalização nas escolas, que busca beneficiar alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
A apresentação da GRU Sinfônica foi uma demonstração da importância da musicalização como ferramenta de transformação social, promovendo acesso à cultura para os estudantes. A chefe da divisão técnica de Formação da Secretaria de Educação de Guarulhos, Fabiola Moreira, ressaltou esse papel transformador.
O Conbalf, organizado pela Associação Brasileira de Alfabetização, estende-se até quarta-feira, 23, e discute as interfaces entre políticas públicas e a prática educacional na sala de aula. A programação inclui encontros na Unifesp. O congresso tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino público por meio de novas políticas de leitura e escrita.
A GRU Sinfônica, criada por lei municipal em 19, atua em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura de Guarulhos, alcançando 6.845 alunos em 102 turmas, de 2º ao 5º ano, e na Educação de Jovens e Adultos.
Siga o Jornal de Arujá para mais notícias do Alto Tiete.