Pela segunda vez consecutiva, as meninas são maioria entre os Vereadores Mirins escolhidos em eleições realizadas nas escolas. E não só: também ocuparam novamente todos os cargos da Mesa Diretora Mirim, eleita na semana anterior, em Sessão Especial realizada na Câmara de Arujá.
O processo de votação foi cheio de emoções com disputa intensa pelos cargos. Para a escolha de quem iria ocupar a Vice-Presidência, por exemplo, foram necessários três turnos de votação e ainda houve empate. Nesse caso, venceu a Vereadora Mirim de maior idade. Para a Presidência, a decisão final saiu após duas rodadas de votação.
A escolha dos componentes da Mesa Diretora seguiu as normas do Regimento Interno da Casa Legislativa.
Foram eleitas Beatrice Anselmo de Souza da Escola Estadual Ana Maria de Carvalho Pereira para a Presidência; Nahyman Ramineli P. dos Santos, da mesma escola para a Vice-Presidência; Emilly Correia de Souza da Escola Estadual Esli Garcia Diniz para a 1ª Secretaria e Mirella Martins Preza do Colégio Athenas para a 2ª Secretaria.
Visita
Antes, os estudantes eleitos Vereadores Mirins e seus pais e professores foram recebidos no Salão Nobre pela equipe do Legislativo e tiveram a oportunidade de falar sobre a experiência. Vale lembrar que para ser um Vereador Mirim, o estudante disputa uma eleição em sua escola. O mais votado ocupa a cadeira.
Onze escolas de Arujá aderiram ao projeto Vereador Mirim – edição de 2024. Destas, seis são da rede pública e cinco da rede privada. Duas delas – a Geraldo Barbosa de Almeida e o Colégio Little Star participam pela primeira vez.
As crianças também puderam visitar a Presidência da Casa onde foram recebidas pelos vereadores Divinei (PL), 1º Secretário, Renan de Arujá (PODE), Jean da Padaria (PODE) e Abelzinho (PL), responsável pela retomada do projeto em 2023.