Em convenção partidária realizada no sábado (03) na Câmara Municipal de Arujá, o advogado Márcio Batista teve sua candidatura a prefeito oficializada pela Coligação Amor por Arujá, composta pelo PT, PV, PC do B e PSOL. Na ocasião, o também advogado Damião Teixeira Rocha, o Dr. Damião, foi anunciado como o candidato a vice.
Com auditório e galeria lotados, a convenção contou com a participação de algumas lideranças políticas regionais, como a vereadora Inês Paz, de Mogi das Cruzes. Deputados estaduais e federais enviaram vídeos com mensagens de apoio aos candidatos ao executivo e legislativo. O evento teve como mestre de cerimônia o advogado Euzébio Miranda, presidente do PC do B, que em seu discurso disse se tratar de um dia histórico para a cidade de Arujá, diante da união de siglas que lutam pelos mesmos valores e bandeiras.
Em seu discurso como candidato, Márcio Batista exaltou a unidade dos partidos e sua militância, lembrando que há muito trabalho a fazer por Arujá. Ele disse que este é um grande momento para a história já que é a primeira vez que é selada uma aliança forte entre os partidos de esquerda e também por conta da ação do governo federal, que luta para reduzir a desigualdade social.
“O presidente Lula está resgatando valores e a dignidade dos trabalhadores brasileiros, ele está trabalhando no sentido de reduzir a desigualdade social. Em Arujá temos que encarar este grande desafio . Lula está mostrando que é possível reduzir a desigualdade e isso também foi o que Jesus nos ensinou, a lutar pelos oprimidos e creio que um dos maiores desafios que temos em Arujá é reduzir esta diferença, pois a nossa renda per capta no papel é muito interessante, mas na realidade nós sabemos que existe uma classe dominante com uma renda muito boa, mas na periferia o cidadão trabalhador não vê nada disso, ele não tem acesso a essa renda per capta retratada nas estatísticas e vive com dificuldades. Nós precisamos trazer mais empresas, qualificar melhor nossos trabalhadores e permitir que ele possa ocupar posições melhores”, afirmou.
O candidato ao executivo também falou sobre o grande trabalho que pretende realizar na educação, melhorando, sobretudo, a estrutura das creches. “Não há como melhorar o futuro sem investir na qualidade de ensino desde as creches” comentou. E sobre a saúde Márcio Batista afirmou que pretende principalmente valorizar os profissionais que trabalham no setor. “Nós temos autonomia e não vamos entregar o nosso setor de saúde ou nenhum setor da administração pública para aqueles grupos que vem explorar a nossa cidade. Nós temos independência e autonomia e vamos qualificar os nossos profissionais na saúde e em todos os demais setores, de forma que isso resulte no melhor atendimento da população”, disse ao Jornal de Arujá.
Valorização do coletivo
Damião Teixeira Rocha, filiado ao PSOL, também usou a palavra para enaltecer a aliança formada pelos partidos da coligação Amor por Arujá e falou sobre os problemas que merecem uma atenção especial, dentre estes a questão fundiária. “Vários loteamentos e bairros carecem ainda de uma regularização e temos que encarar o desafio de ajudar o povo que luta pela regularização dos lotes adquiridos da Imobiliária Continental. É uma luta que iremos realizar juntos”, ressaltou.
Os vereador petista Jenilson da Moto, candidato à reeleição, também se pronunciou reforçando a importância da coligação e destacou que é importante que todos participem da vida política. “Como vereador aprendi a importância da política e de como ela muda para melhor a vida das pessoas que mais precisam”, disse.
Renato Caroba, ex-vereador e novamente candidato ao Legislativo pelo PT, também ressaltou em seu discurso a importância do coletivo. “Esta cidade precisa ser lembrada de que esse coletivo aqui conquistou para Arujá a inclusão, pela primeira vez, no programa minha Casa Minha Vida, Conquistamos uma creche que será construída no Centro Residencial e 1 milhão em emendas para a Saúde. Conquistamos isso mesmo não sendo governo, fizemos isso porque este coletivo aqui ama a cidade de Arujá”.
A coligação Amor por Arujá está lançando 16 candidatos ao Legislativo, sendo nove do PT, cinco do PV, dois do PC do B e dois do Psol.