A Guarda Civil Municipal de Arujá deu início ontem (19) ao Estágio de Qualificação Profissional (EQP), um treinamento anual obrigatório que visa aprimorar as habilidades e conhecimentos dos agentes. O curso, que se estenderá até o dia 8 de novembro, será realizado na Escola 4.0 e atenderá a todos os guardas municipais em turmas de 18 agentes.
Este ano, uma das novidades é que o treinamento será ministrado integralmente por instrutores da própria GCM de Arujá, demonstrando a valorização do conhecimento interno e a autonomia da corporação. O secretário de Segurança Pública de Arujá, Washington Adami, foi o responsável por ministrar as primeiras aulas.
Importância do treinamento
O comandante Oliveira destaca que o EQP é fundamental para o aprimoramento contínuo dos agentes da GCM de Arujá. “Este é o primeiro ano em que realizamos o treinamento completo no município e com instrutores próprios. Isso demonstra nosso compromisso em oferecer a melhor qualificação para nossos profissionais e, consequentemente, um serviço de maior qualidade para a população”, afirma.
O curso ensina as melhores práticas para abordagem de pessoas e situações, visando a resolução pacífica de conflitos, bem como a mobilização tática para maior rapidez da equipe no atendimento às ocorrências. Também visa o atualizar os conhecimentos sobre a lei Maria da Penha e a utilização de ferramentas tecnológicas para otimizar o trabalho da Guarda Municipal.