Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos realizaram atividades educativas no Zoológico Municipal com crianças durante as férias escolares. O objetivo foi alertar sobre os riscos de utilizar linhas cortantes, como cerol e chilena, ao empinar pipas.
As atividades destacaram a importância de brincadeiras seguras, enfatizando que essas linhas representam perigo para animais (como aves) e pessoas (incluindo motociclistas e os próprios usuários), por causa de possíveis acidentes ou descargas elétricas.
A GCM utilizou a oportunidade para informar sobre a Lei Municipal nº 7768/2019, que proíbe a comercialização, fabricação e utilização de cerol e linha chilena em pipas em Guarulhos. A lei prevê multas significativas para quem infringir a norma, estipuladas em 400 Unidades Fiscais de Guarulhos (UFG), o equivalente a R$ 1.804,24.
A ação educativa da GCM visou promover a conscientização sobre segurança no lazer infantil, encorajando práticas mais responsáveis e preventivas em relação ao uso de materiais perigosos durante as brincadeiras. A lei municipal estabelece responsabilidades claras para a utilização segura de pipas na cidade.
Siga o Jornal de Arujá para mais notícias do Alto Tiete.