A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos realizou operações no fim de semana, de 19 e 20 de julho de 2025, para combater o uso de linhas de pipa cortantes com cerol (ou chilena) em diversos bairros da cidade. Foram apreendidos materiais como baldes com misturas de vidro e cola, além de carretilhas com linhas cortantes. A operação visa coibir o uso da linha cortante, que é proibida pela Lei nº 7768/2019.
As ações da GCM ocorreram em bairros como Parque Continental, Jardim Adriana, Cocaia, Vila Galvão, Jardim São João e Cumbica, demonstrando a abrangência do combate à prática. A Guarda reforça que a Lei proíbe expressamente a comercialização, fabricação e utilização de cerol e linha chilena em pipas na cidade.
A operação da GCM demonstra o compromisso da administração municipal em garantir a segurança e bem-estar da população, coibindo o uso de materiais potencialmente perigosos. A atuação busca evitar acidentes e danos causados pelo uso indevido de linhas cortantes.
A Prefeitura de Guarulhos utilizou a medida de apreensão como forma de fiscalização e cumprimento da legislação municipal, que visa proteger os cidadãos. As ações demonstram a eficácia das fiscalizações em garantir a ordem pública.
Siga o Jornal de Arujá para mais notícias do Alto Tiete.