Agregando conforto, segurança e organização logística, o terminal Rodoviário Joaquim do Barreto será entregue às 10h00 deste sábado pelo prefeito Luís Camargo, tornando realidade uma das mais antigas reivindicações da população local. A obra foi construída num terreno de 3,3 mil metros quadrados, com 565 metros quadrados de área coberta e recebeu a denominação Joaquim José de Macedo, o Joaquim do Barreto, um dos primeiros moradores do bairro, ex-vereador e considerado uma das maiores lideranças comunitárias do município.
De acordo com o secretário municipal de Governo, Rogério da Padoca, que foi vereador e vem acompanhando também na qualidade de comerciante o crescimento do Parque Rodrigo Barreto, trata-se de uma obra que traz ainda mais dignidade ao bairro.
“Foi um compromisso assumido pelo prefeito Camargo com a população trabalhadora do Barreto, assim como a colocação de grama sintética no campo de futebol desta localidade o que também está sendo concluído, devendo ser entregue no mês de junho, por ocasião do aniversário da cidade. Este terminal proporcionará conforto, porque tem ampla área coberta para o embarque e desembarque dos passageiros, com acessibilidade, sanitários, bancos, sinalização e também câmeras de videomonitoramento para garantir a segurança 24 horas por dia”, adiantou.
Segundo Rogério da Padoca, que administrou a padaria de sua família durante anos na Rua Armando Colângelo, sempre foi o desejo das pessoas que dependem de condução poderem contar com um espaço adequado para embarcar nos ônibus. “Até então esses coletivos faziam sua manobras em área não regular e muitas vezes tinham que ficar estacionados na rua, causando dificuldade aos moradores que tem suas casas nas imediações. A partir de agora, motoristas e funcionários das empresas de ônibus terão tranqüilidade para realizar suas atividades diárias e ofertar um serviço cada vez melhor ao público”, comentou.
Sobre a homenagem a Joaquim do Barreto, como era conhecido o ex- vereador que faleceu em junho de 2021, Rogério da Padaria afirma que é legítima. “Joaquim do Barreto ainda hoje é lembrado pelas famílias do Barreto, porque desde a água encanada, o asfalto, todas as melhorias que a localidade recebeu foram garças à luta empreendida por ele. Era uma pessoa simples, mas conhecedora das legislações, uma pessoa perseverante que sempre esteve ao lado do povo. Por isso mesmo o nosso prefeito acolheu com muito carinho o projeto de lei Legislativo, aprovado por unanimidade na Câmara de Arujá, transformando na lei 3637 de 01 de abril de 2024 para que essa obra que representa um compromisso desta administração com o povo nos traga sempre a lembrança do maior líder comunitário que surgiu neste bairro”, concluiu.
O terminal está localizado na Rua Corpus Christi, 636.