Pesquisar

Conselheiros tutelares eleitos são diplomados e empossados

Em cerimônia realizada hoje (10), no salão nobre da Câmara Municipal de Arujá, os cinco titulares eleitos para o Conselho Tutelar do Município, assim como os cinco suplentes, receberam seus diplomas e foram empossados para o exercício da função, que é a de promover a garantia dos direitos da criança e do adolescente. O termo de posse foi assinado pela presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Estela Romero de Brito e pelo prefeito Luís Camargo, na presença de vereadores, secretários municipais e representantes de várias entidades.

Joelia Soares Werneck de Lima, Yone Zago Bueno Del Vale, Cassia Domingos Souza, Silandra Maria Silva Santos e Sandro Santos Ribeiro são os titulares desse novo time, que irá acompanhar as situações e denúncias apresentadas envolvendo crianças e adolescentes. Na suplência estão Edilma Cristina Pessoa Arouca, Edna Regina Gonçalves Putini, Hamaitá Soares, Marcos Antonio Vaccario Junior e Marceliano Serra. Todos foram eleitos pelo voto popular e receberam a necessária capacitação para o exercício de suas atribuições.
Conforme a presidente do Conselho de Direitos, Maria Estela Romero Brito, graças ao apoio irrestrito do prefeito Luis Camargo e de todo o secretariado da Prefeitura, foi possível garantir uma eleição transparente com ampla participação da comunidade e chegar a este desfecho importante que é o de ter uma equipe bem preparada para acompanhar e garantir a promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

“Agora também, graças ao apoio da Câmara Municipal, por meio de emendas, vamos contar com recurso para a realização de uma capacitação contínua dos conselheiros, visando sua atualização diante de temas como mídias sociais, ansiedade e depressão infantil e juvenil. Além disso, a ideia é que eles próprios possam contar com o acompanhamento de uma psicóloga para poderem encarar os desafios emocionais que esta carreira acarreta”, disse, apresentando seus agradecimentos ao executivo e legislativo, principalmente à Guarda Municipal que presta um serviço essencial ao Conselho Tutelar.

Um olhar especial
O vereador Luis Fernando de Almeida, vice presidente do Legislativo Municipal, esteve representando o atual presidente, vereador Gabriel dos Santos, e parabenizou a todos os eleitos pela credibilidade e pela honra de representarem o município neste esforço para proteger e garantir a promoção dos diretos das crianças e adolescentes arujaenses. “Saibam que esta Casa de Leis tem um olhar especial para com o Conselho e prova disso é que aprovamos emendas impositivas e também uma emenda modificativa para assegurar que este Conselho tenha os recursos necessários para bem desempenhar sua função, inclusive contando com acompanhamento profissional e esta capacitação continuada que é tão necessária para que possam proceder com a necessária competência. Os gabinetes dos quinze vereadores da Câmara Municipal estão abertos para vocês e estamos todos prontos a auxiliar no que for necessário”, afirmou Luis Fernando, destacando que é uma alegria que a Câmara sedie um evento de tamanha importância como o primeiro de 2024.
Investimentos e cuidados

Em sua fala, o prefeito Luís Camargo destacou sua satisfação em pode diplomar a cada um dos eleitos pela sociedade arujaense para o desempenho desta missão tão importante e ressaltou que Arujá tem hoje um governo de coalização. “Temos uma relação harmoniosa e respeitosa com a Câmara Municipal e estamos abertos a sugestões e ao diálogo o que também se estende ao Conselho Tutelar porque o que realmente importa é garantir às nossas Crianças e adolescentes aquilo que elas necessitam, que é nossa atenção e nosso cuidado”.

Camargo lembrou a inauguração da Casa dos Conselhos, que possui estrutura para que cada conselho da cidade, incluindo o Tutelar, possa receber a comunidade e realizar suas reuniões e elencou os vários investimentos de sua gestão para melhorar a qualidade de ensino oferecido às crianças, como o “Programa Mais Saúde na Escola”, que realiza todos os exames médicos necessários, incluindo oftalmológicos e auditivos, resultando na entrega de óculos, aparelhos auditivos e medicamentos às crianças necessitadas, a entrega de uniformes e material escolar no primeiro dia do ano letivo, a entrega de tablets às crianças do ensino fundamental, entre outras ações.
“Também estamos trabalhando para inaugurar no próximo mês de maio o nosso Pró-Criança, Pronto-Atendimento 24 horas, que proporcionará atendimento emergencial exclusivo a crianças e adolescentes na faixa entre 0 e 14 anos e pretendemos também, no dia 06 de fevereiro, inaugurar as 250 câmeras de monitoramento que foram adquiridas pela Prefeitura e estão sendo instaladas em todas as unidades municipais”, adiantou.
Desfecho positivo e transparente

O secretário de Governo da Prefeitura, Rogério da Padoca, que auxiliou e participou de todo o processo de organização do pleito eleitoral para o Conselho Tutelar, se disse satisfeito com a conclusão. “Estamos diante de uma equipe capacitada e com toda credibilidade para sua atuação. E a partir de agora vamos trabalhar em conjunto para proporcionar a capacitação continuada dos conselheiros. É uma vitória do município e uma segurança para nossas crianças e adolescentes”, comentou com a reportagem.

 

Mais recentes

Scroll to Top