A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP participou na última segunda (15) do lançamento de novas rotas da Azul Linhas Aéreas, ligando Campinas, a partir do aeroporto de Viracopos, à Assunção, capital do Paraguai, por meio do aeroporto internacional Silvio Pettirossi. Com início previsto para dezembro deste ano, os novos voos vão estimular novos fluxos de visitantes.
A novidade eleva a importância do município de Campinas, que se torna estratégica para o viajante doméstico e internacional, tornando o noroeste paulista um polo importante para levar turistas ao interior do Estado, inclusive em conexão com outros destinos. “É uma novidade que favorece a promoção de destinos consolidados e acrescenta opções aos viajantes que desejam conhecer São Paulo”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.
No mês passado, São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, deu início às operações comerciais com um voo inaugural do Galeão, no Rio de Janeiro, até São José. O avanço da conectividade aérea de SP é um compromisso do Governo Tarcísio de Freitas desde o início da gestão. Um de seus primeiros decretos (nº 67.441), publicado em janeiro de 2023, manteve a redução da alíquota de ICMS em 12% nas operações com querosene de aviação.
Como contrapartida, as empresas aéreas assumiram o compromisso de aumentar número de voos em destinos paulistas, colocar em operação novos aeroportos regionais e aderir ao programa de stopover. Das três metas assumidas, duas delas já foram superadas. A primeira: o acréscimo de 840 frequências semanais até dezembro de 2024, para além das 4.200 aferidas em julho de 2019.
Atualmente, o Estado conta com 5.042 frequências semanais. São Paulo também avança com o programa stopover, permitindo que passageiros em voos com conexão por SP tenham a possibilidade de permanecer até três dias em destinos paulistas, sem custo adicional. As três grandes aéreas que operam em SP: Gol, Latam e Azul já aderiram ao programa.
No início do mês, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do secretário Roberto de Lucena, participou da apresentação do projeto de ampliação e melhorias do Aeroporto de Congonhas. O local vai contar com um novo terminal de passageiros e um investimento de R$ 2 bilhões, com entrega prevista para 2028.
O Aeroporto de Congonhas é considerado a ponte aérea mais movimentada em assentos ofertados na América Latina, com 230 mil operações de voo, é o 3º doméstico mais conectado com mais de 65 rotas nacionais e o 7º mais movimentado em número de passageiros totais da AL, com 22 milhões de passageiros anuais.