Pesquisar

Arujá resgata direitos da mulher com conferência após uma década

A cidade de Arujá sediou a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, evento que marcou o retorno do diálogo entre sociedade civil e poder público sobre os direitos femininos após uma década de hiato. O tema central foi “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, buscando reabrir o espaço institucional de escuta e formulação de políticas públicas voltadas para as mulheres.

A conferência contou com palestras da Secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial e da Assistência Social, Juliana Daniel, e da Dra. Vanessa Garofani Bachur da Casa dos Conselhos, focando no trabalho intersetorial da prefeitura e no fortalecimento de políticas públicas para mulheres, respectivamente. O evento também incluiu a aprovação do regimento interno e a definição de quatro eixos temáticos para discussão: Governança, instituições e participação popular; Enfrentamento à violência contra a mulher; Autonomia financeira; e Políticas de saúde integral da mulher.

Os participantes se dividiram em grupos de trabalho para elaborar propostas com base nos eixos temáticos. As deliberações foram apresentadas e apreciadas na plenária final, culminando na escolha de delegadas que representarão Arujá na etapa estadual da conferência. As delegadas eleitas foram: Dra. Regina Avila e Geisa Sergio (sociedade civil) e Givania Aparecida e Hadassa Machado (poder público).

O evento teve a participação de diversas autoridades, incluindo a secretária Juliana Daniel, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Dra. Regina Avila, e a presidente da Câmara Municipal, Profª Cris do Barreto, além de representantes da sociedade civil, da rede socioassistencial, da Patrulha Maria da Penha e de diversas secretarias municipais.

A 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em Arujá foi considerada um marco no fortalecimento das políticas públicas para as mulheres no município, promovendo o diálogo, a participação social e a articulação entre diferentes setores da sociedade. O evento reforça o compromisso da prefeitura em promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

Acompanhe o Jornal de Arujá para mais notícias do Alto Tietê!

Mais recentes

Scroll to Top