Cerca de 60 agentes comunitários de saúde que atuam em Ferraz de Vasconcelos passaram por uma capacitação para identificar mulheres vítimas de violência doméstica. A ação foi uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e aconteceu na manhã desta terça-feira, 31.
Participaram do encontro os secretários de Saúde, Clécio Gonçalves, de Desenvolvimento e vice-prefeito, Daniel Balke, representante da Assistência Social, Reginaldo Gonçalves de Abreu, da coordenadora da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, Rosemary Caxito e a presidente do Conselho, Dulcileia de Oliveira, a Dulce do Bem e demais integrantes do órgão.
A capacitação aconteceu por meio de uma palestra da GCM de Suzano, Jaqueline de Lima, que é coordenadora do agrupamento especializado da corporação. Sob o tema: “Quais são os tipos de e como identificar se uma mulher é vítima de violência doméstica”, ela abordou os sinais, como é feita a abordagem e a experiência em lidar com casos como este. Os participantes também puderam tirar dúvidas a respeito do tema e assim esclarecer questões sobre os procedimentos.
Gonçalves acredita que a capacitação irá auxiliar na abordagem dos profissionais que fazem um trabalho mais próximo à comunidade e que conhecem mais a fundo a realidade das famílias. “Essa capacitação agrega muito aos nossos agentes e também promove um fluxo para o encaminhamento dos casos identificados na cidade”, disse.