Afegãos acolhidos em Guarulhos participam do Maia Fan Fest

Afegãos acolhidos em Guarulhos participam do Maia Fan Fest

Vinte e três afegãos acolhidos na Residência Transitória Todos Irmãos para migrantes e refugiados participaram nesta quarta-feira (30) do Maia Fan Fest, festival que celebra a Copa do Mundo de 2022 no Bosque Maia. Homens, mulheres e crianças refugiadas no Brasil se reuniram em frente ao telão instalado no parque para acompanhar a partida entre Argentina e Polônia, que aconteceu no final da tarde, e comemoraram a vitória e classificação da seleção argentina por 2 a 0 sobre a polonesa.

“Mesmo com chuva eles quiseram vir porque estavam animados. Para eles essas atividades são muito importantes, já que são integrados à sociedade brasileira, uma vez que aqui na residência eles acabam ficando muito restritos. Então qualquer oportunidade que eles têm de socializar com pessoas do Brasil é muito bacana”, contou a coordenadora da residência, Vanessa Pimenta.

O intervalo do jogo foi marcado por lanche para todos, com hambúrguer, batata frita e refrigerante, fazendo a felicidade da criançada e também dos adultos, que tiveram uma tarde diferente e cheia de diversão.

Mashal Eshan, que chegou ao Brasil em outubro com sua mulher e quatro filhos, diz que escolheu o país para ser a sua segunda casa e por isso está torcendo para a seleção brasileira no campeonato mundial. “Eu já comprei uma blusa para mim e para os meus filhos. Estou muito empolgado e espero que o Brasil seja campeão”, disse. Mashal também agradeceu a hospitalidade, alegando estar muito contente com toda a atenção e o carinho que eles recebem, especialmente nesses momentos felizes.

Chegada dos afegãos no Brasil e atendimento emergencial

De janeiro a novembro de 2022 a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, já atendeu mais de 1,8 mil afegãos que chegaram ao Brasil pelo aeroporto internacional. Eles desembarcaram no país com visto humanitário concedido pelo governo federal. Enquanto estão no aeroporto, a municipalidade garante a alimentação diária de todos com café da manhã, almoço e jantar, além de água e cobertores.

Os dois abrigos abertos anteriormente na cidade, um em agosto com 27 vagas e outro em outubro com mais 20, estão lotados. Guarulhos recebeu uma verba de R$ 240 mil do Governo Federal para trabalhar na acolhida de cem afegãos e, até o final da próxima semana, uma ONG irá assumir parte da demanda, abrindo um abrigo para receber 50 pessoas. A previsão é que até o final de 2022 mais 50 vagas sejam abertas com a verba do Governo Federal e outras 50 pelo Governo do Estado.

Fotos: Nícollas Ornelas/PMG

Mais Notícias

Sidebar