A assessora técnica de Transparência e Acessibilidade Digital da Câmara de Suzano, Taiane Fernandes, apresentará amanhã (5) em Brasília (DF) a experiência do Legislativo suzanense em tornar o site oficial 100% acessível a pessoas com deficiência na 5ª Semana de Inovação – Governo Para as Pessoas. Ela fará a palestra “Seu site é para todos?” às 14 horas, no painel Momento Holofote.

O evento teve início hoje (4), no Instituto Serzedello Corrêa, na capital federal, e segue até quinta-feira (7). Com palestras, oficinas, mesas redondas e cursos, a semana tem como objetivo colocar a agenda de inovação no centro da estratégia de governo em toda a América do Sul, de modo a alcançar soluções para desafios do setor público no século 21 e empoderar os servidores públicos como protagonistas desse processo. O tema “Governo para as Pessoas” aborda, nesta quinta edição da semana, assuntos como experiência do usuário no setor público, transformação digital, tecnologias exponenciais, formulação de políticas baseadas em evidências e inteligência artificial em políticas públicas.

Organizada pelo Ministério da Economia, pela Escola Nacional de Administração Pública, pelo Tribunal de Contas da União e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, a 5ª Semana da Inovação espera reunir cerca de 1.500 pessoas, além de 80 palestrantes em quatro dias de atividades.

“É sempre uma satisfação que a Câmara de Suzano seja um exemplo a ser seguido em acessibilidade digital. A inclusão deve ser sempre prioridade de órgãos públicos, para garantir o acesso às informações e a ampla participação da população”, disse a presidente da Câmara, Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia.

Pioneirismo

A Câmara de Suzano apresentará no encontro sua experiência em tornar o site oficial www.camarasuzano.sp.gov.br 100% acessível. O portal da Casa de Leis é pioneiro no Alto Tietê em acessibilidade digital e tem auxiliado outros órgãos públicos da região no processo de adaptação para tornarem seus sites 100% acessíveis.

As mudanças começaram a ser implantadas pelo Legislativo suzanense em 2016, seguindo as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e práticas como acesso das informações por teclado para pessoas com restrições motoras, semântica de código e descrição de imagens para pessoas com deficiência visual.

Já naquele ano, o site oficial da Câmara de Suzano ficou entre os cinco finalistas da quarta edição do Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, na categoria “Projetos Web Governamentais”.

No ano passado, o portal da Casa de Leis recebeu o Selo de Acessibilidade Digital, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo. Este ano, o site foi o primeiro órgão público a conquistar a renovação do certificado.

Câmara de Suzano também promoveu o evento “Acessibilidade Digital em Ação”, em parceria com a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, para discutir uma internet acessível para todos. [Com informações do site semanadeinovacao.enap.gov.br]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui