A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba foi palco de uma série de espetáculos no encerramento das turmas 2023 dos cursos de teclado, teatro, coro cênico, ballet, capoeira e dança. Em todas as apresentações, divididas em cinco dias, familiares e amigos foram até a secretaria para prestigiar.
Entre atores e alunos, 160 pessoas participaram da apresentação de teatro e coro cênico “Favela, becos e vielas”. A peça transitou entre as conquistas, mazelas e preconceitos enfrentados pela população que vive em comunidades.
“Depois do sucesso de ‘Adonirando’, que apresentamos em 2022, não poderíamos fazer algo inferior, então produzimos esse novo espetáculo recheado de emoção e entrega. A cultura está viva em nosso município e a população cada vez mais próxima”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
Um ambiente de atividades laborais e expressivas para promover qualidade de vida aos idosos foi proposto pela oficina de dança e expressão corporal 60+. Além disso, setenta alunos participaram do batizado de capoeira: os iniciantes receberam a corda cinza, os mais avançados a verde e os graduados a amarela.
Com o tema “Acredite, o Natal existe”, as apresentações de ballet clássico entregaram delicadeza e encanto, assim como da turma de teclado, com o espetáculo “Lembranças em canção”, que cativou o público ao demonstrar as habilidades musicais de expressar emoções por meio das teclas.
O prefeito Eduardo Boigues destacou o avanço do cenário cultural de Itaquá. “A cultura está sendo reinventada na nossa cidade. Estamos de portas abertas para receber novos alunos e tirar crianças e adolescentes das ruas. Seguiremos investindo cada vez mais em educação e cultura”, completou.
Inscrições 2024
Cerca de 1,4 mil vagas estão abertas para cursos e oficinas culturais das turmas de 2024. As oportunidades são para aulas de teatro, dança, ballet clássico, capoeira, desenho e pintura, canto coral cênico e instrumentos musicais com início em fevereiro do próximo ano.
As inscrições devem ser feitas até o dia 29 deste mês na sede da secretaria, instalada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia, e são para crianças que tenham a partir de 7 anos. Os documentos exigidos são: RG e CPF do responsável e do aluno, comprovante de residência e cartão SUS.
Fotos: Divulgação (capoeira), Janaína de Oliveira Reis (ballet) e Eduardo Borges (teatro e coro cênico)