Foi realizado, na noite de 15 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o lançamento do livro Vale Reciclar, da advogada e presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo.
A obra nasce da experiência prática de um projeto que transformou reciclagem em política pública, renda e consciência ambiental.Inspirado no programa implantado em Arujá, o livro apresenta a metodologia do Vale Reciclar e narra a trajetória da iniciativa, que completa quatro anos em janeiro de 2026. Nesse período, mais de 250 toneladas de materiais recicláveis deixaram de ir para o aterro sanitário, fortalecendo a economia circular, promovendo educação ambiental e mobilizando a comunidade, tudo sem custos para o município. Em 2025, o projeto ampliou seu alcance com a criação da Loja Móvel, um trailer itinerante que levou o serviço a diferentes regiões da cidade.
O evento reuniu autoridades estaduais e municipais, entre elas o presidente da Alesp, deputado estadual André do Prado, a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, além de lideranças do Alto Tietê e do Vale do Paraíba. Durante o lançamento, Clau Camargo teve seu trabalho reconhecido como exemplo de inovação social com impacto concreto na vida das pessoas.
“Clau Camargo vem realizando um trabalho exemplar à frente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá e na Prefeitura, ao lado do prefeito Luís Camargo. São ações concretas, que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas, como o projeto Vale Reciclar, que celebramos hoje. Tenho certeza de que Clau está preparada para novos desafios e projetos a partir de 2026 e reúne todas as condições para ser uma grande representante da nossa região na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, afirmou André do Prado.
Para Alda Marco Antonio, o projeto simboliza mais do que uma boa política pública, representa a força da presença feminina na construção de soluções transformadoras. “O Brasil precisa de mais mulheres na política. Mais de 700 cidades brasileiras não conseguiram eleger sequer uma vereadora, e exemplos como o da Clau Camargo mostram o quanto a presença feminina faz diferença.
O Vale Reciclar é uma política pública que nasce do cuidado com as pessoas e com o meio ambiente e comprova que mulheres, com sensibilidade, competência e liderança, transformam realidades. Não estamos na política para competir com os homens, nós queremos igualdade de condição para ajudarmos a defender a sociedade com as nossas ideias e forma de agir e reagir, que são diferentes das dos homens, mas quando nos unimos acontece a química, a mágica, a democracia e a felicidade”.
Mais do que um lançamento editorial, Vale Reciclar foi apresentado como o registro de uma experiência concreta, onde sustentabilidade, política pública e cuidado social se encontram para contar uma história que começou em Arujá, mas aponta para caminhos possíveis em todo o país.


