Pesquisar

Legislativo de Arujá comemora 65 anos destacando legado de ex-parlamentares

A Câmara Municipal de Arujá celebrou, nesta semana, seu aniversário de 65 anos durante a programação especial de Natal promovida pelo Legislativo. A sessão comemorativa foi marcada por homenagens a ex-vereadores que contribuíram para a formação política e institucional da Casa ao longo das décadas. Alguns parlamentares já falecidos foram representados por familiares, como Shigeru Araki, lembrado pelo filho, Marcos Koji Araki , Milo Ítalo Della Torre, representado pela esposa Vilani Carvalho, e José Sanches de Godoi, representado pela filha Flávia Sanches. Todos os homenageados receberam certificados em reconhecimento ao legado deixado.

Também foi apresentado um vídeo institucional explicando à população as funções do Parlamento, seu processo de modernização e a ampliação da participação feminina, lembrando que a professora Jupira foi a primeira presidente interina e abriu caminho para outras cinco vereadoras que marcaram época.

Durante a cerimônia, o Jornal de Arujá ouviu ex-vereadores sobre momentos decisivos da história legislativa. Para o ex-prefeito Genésio Severino da Silva, um dos homenageados, a presença feminina na legislatura que presidiu foi determinante para a construção da sede própria da Câmara. “Foram vereadoras atuantes em um momento decisivo para o crescimento de Arujá. Muito nos orgulha ter deixado esse legado, que foi ponto de partida para muitos avanços e que hoje os atuais parlamentares, capitanedospela professora Cris reconhçam o trabalho”, disse.

A vereadora Magnólia, também homenageada, reforçou a importância da nova sede inaugurada há três décadas. “Onde funcionávamos antes, próximo à rodoviária, era muito pequeno e sem condições de participação popular. A sede própria ampliou o trabalho e consolidou novas conquistas. O vereador Genésio, engenheiro e presidente da Casa na época, foi peça fundamental para isso”, disse.

Angelina Pedro Paulo Sanches,vereadora e esposa do ex-presidente José Sanches de Godoi , lembrou com emoção o papel do marido e dos parlamentares que ajudaram a estruturar o município. “Tivemos aqui homens e mulheres que se dedicaram para garantir o crescimento de Arujá em todos os setores. Meu marido sempre colocou o interesse coletivo acima de tudo”, destacou.

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Vicente Nasser do Prado, atual secretário de Obras, recordou projetos estruturantes elaborados e aprovados pelo Legislativo, como a Lei Orgânica Municipal, a expansão do centro industrial e o Plano Diretor. “Sem o Legislativo o Executivo não anda. Quando se tem uma Câmara atuante, quem ganha é a cidade”, afirmou.

A celebração reforçou o papel histórico do Parlamento municipal e seu compromisso com o desenvolvimento de Arujá, ao reconhecer aqueles que ajudaram a construir a trajetória institucional da cidade ao longo de 65 anos.

Mais recentes

Scroll to Top