Em um verdadeiro show de habilidades, os atletas do programa “Viva Esporte”, uma iniciativa criada pela Prefeitura de Arujá por meio da Secretaria Municipal de Esportes, conquistaram o total de 32 medalhas na 17ª Copa América de Taekwondo e uma medalha de ouro no World Taekwondo Championships, realizados entre os dias 10 e 12 de outubro, na Instituição Religiosa Perfect Liberty, localizada na Avenida PL do Brasil, no bairro Jaguari.
O atleta Luiz Fabiano Ferreira, de 17 anos, levou a medalha de ouro no campeonato mundial. Na Copa América, ao todo, 14 medalhas de ouro foram conquistadas pelos alunos: Beatriz de Paula, Dayvison Regio, Eduardo Dominick, Ester Bucke, Evelyn Carla, Felipe San, Fernando Zanollo, Gelza de Lima, Grazielle Barbosa, Gustavo Elias, João Pedro, Lavignia Ferreira, Lorenzo Pedroso e Maria Alice. Quatorze medalhas de prata levadas pelos alunos: Alex Sandro, Anderson Robert, Bruno Lima, Davi dos Santos, Davi Gomes, Gustavo Sandin, Heitor Ventura, Isabella Sant, Kemilly Nataly, Lavignia Matielle, Manuella de Souza, Manuella Isabelly, Manuella Ohura e Nelson Jesus. Além das quatro medalhas de bronze ganhas pelos alunos: Leonardo Rafael, Lilian Rodrigues, Rafael Brayan e Thalya dos Santos.
Coordenados pelos mestres Alex Adriani e Cristiano Cavalcante, 42 jovens atletas do programa disputaram junto a mais de 2500 competidores, de 10 países. Os taekwondistas participaram das disputas entre sexta (10) e domingo (12), com provas realizadas das 14h às 18h no primeiro dia e das 9h às 18h nos dois dias seguintes.
Na sexta-feira (10), Arujá sediou o World Taekwondo Championships – um dos maiores eventos da modalidade na América do Sul. A realização do torneio no município trouxe destaque internacional à cidade e valorizou o trabalho executado pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Esportes, responsáveis pelo apoio logístico à competição.
O prefeito de Arujá, Luis Camargo, parabenizou os resultados expressivos alcançados pelos atletas. “Parabéns a todos os atletas do Viva Esporte que representaram nossa cidade com tanto orgulho e dedicação. Vocês são motivo de inspiração para todos nós!”, arrematou.
Já a equipe do programa “Viva Esporte” destacou a excelência na organização, o respeito entre as equipes e a importância do espírito esportivo, após os resultados do torneio.
Vale lembrar que o 2º Campeonato Mundial de Taekwondo foi organizado pela Liga Nacional de Taekwondo e o anúncio do evento foi feito ao prefeito Luis Camargo pelo presidente da Liga, Yeo Jin Kim, e pelo mestre Rameda, que representaram tanto a Liga, quanto o Instituto Mestre Cho e a Equipe Rameda de Taekwondo de Santa Isabel, em novembro de 2024.