Foto: João Renato Amorim
O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, confirmou nesta sexta-feira (26) que haverá parceria do governo estadual com o município de Arujá para equipar o hospital que está em construção.
“Vai haver parceria sim. Existe um compromisso do governador Tarcísio de Freitas e também da Secretaria de Saúde. Estamos analisando o perfil assistencial deste hospital para definir o custeio. Como o governador costuma dizer, vamos investir no ‘recheio’ da obra, porque muito mais caro do que erguer o prédio é equipar e manter o hospital”, afirmou Paiva durante visita às obras.
Acompanhado do deputado estadual André do Prado, presidente da Alesp, o secretário elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Poucos municípios investem tanto em saúde como Arujá. Nada mais justo que o Estado se torne parceiro na viabilização deste hospital, que será de grande importância para o Alto Tietê”, destacou.
Antes de chegar a Arujá, Paiva passou por Suzano, onde inaugurou a nova fachada do Hospital Estadual, que recebeu o nome do ex-deputado Estevam Galvão de Oliveira, e também esteve em Guararema e Mogi das Cruzes. Ele aproveitou para fazer um balanço dos investimentos estaduais na região, ressaltando o objetivo de ampliar a qualidade e a agilidade no atendimento.
“Na gestão do governador Tarcísio já foram abertos 150 novos leitos hospitalares e estamos viabilizando mais investimentos em urgência e emergência. Serão 30 novos leitos de UTI para casos críticos e outros 20 de enfermaria, ajustáveis conforme a demanda. Também teremos a maternidade de Mogi das Cruzes, com 100 leitos, prevista para iniciar o funcionamento em dezembro”, informou.
O secretário acrescentou que o Estado viabilizará uma nova ala de hemodiálise em Suzano, com capacidade para 240 atendimentos, atendendo 40 pessoas por turno. Além disso, serão criados oito novos leitos em Itaquaquecetuba.
Durante a visita, o deputado André do Prado adiantou que no próximo sábado ele e o secretário estarão em Itaquaquecetuba, junto ao prefeito Eduardo Boigues, também presidente do Condemat, para discutir ações emergenciais e avaliar melhorias necessárias no Hospital Santa Marcelina.
HOSPITAL DE ARUJÁ
Na ocasião, o prefeito Luís Camargo informou que o prédio, com cinco pavimentos, quatro deles já concretados, será entregue até o final de 2026. “O prazo inicial era até a metade de 2026, mas tivemos um atraso por conta das chuvas e, posteriormente, pela necessidade de remodelar a planta do ar-condicionado em atendimento à nova legislação de climatização hospitalar. Ainda assim, considerando que o hospital de Suzano levou sete anos para ser concluído e o de Guararema seis, uma obra planejada para 36 meses ser entregue entre 40 e 42 meses está dentro do esperado e terá um impacto muito positivo para nossa população.”
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, o hospital contará com 100 leitos, pronto-socorro, centro cirúrgico, UTI e 20 leitos dedicados à psiquiatria.
Ao final da visita do secretário, a imprensa pôde acompanhar e registrar imagens da obra em andamento. A visita foi acompanha pelo prefeito e a pela presidente do Fundo Social, primeira dama Clau Camargo.