Pesquisar

Semana PCD em Arujá terá programação especial com foco em inclusão e conscientização

A Câmara Municipal de Arujá, por meio da Comissão da Pessoa com Deficiência, promoverá entre os dias 26 e 28 de agosto uma série de atividades para marcar a Semana PCD no município.

A programação começa no dia 26 de agosto (terça-feira), às 10h, quando atletas da seleção principal de futebol de cegos estarão na APAE de Arujá participando de uma atividade esportiva e de uma reflexão sobre como é possível superar desafios e conquistar avanços nesse esporte. No dia 27 de agosto (quarta-feira), a partir das 18h30, o Kaikan (Associação Cultural de Arujá) receberá a palestra “Quando ensinar parece impossível”, ministrada pela psicóloga Mirella Becker Tanaka, especialista em estratégias para inclusão e aprendizagem de pessoas com deficiência. Encerrando a programação, no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 18h30, Arujá terá a honra de receber o nadador Daniel Dias, maior nome da história do esporte paralímpico brasileiro, para uma palestra sobre superação de desafios e transformação de obstáculos em oportunidades. Em Jogos Parapan-Americanos, Daniel disputou 33 provas e venceu todas, tornando-se um exemplo mundial de determinação e excelência esportiva.

Essa programação é aberta ao público mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.A entrega da doação e a troca de ingressos acontece na Câmara a partir de treça-feira (26).

Avanços são lembrados
Além da programação, os parlamentares ressaltaram que Arujá tem avançado em ações que promovem acessibilidade e inclusão.
“No nosso mandato, temos buscado não apenas falar sobre inclusão, mas criar condições reais para que ela aconteça. Por isso, destinamos emendas ao programa de equoterapia, que tem transformado vidas ao estimular o desenvolvimento neurológico e sensorial das pessoas com deficiência. É emocionante ver o progresso que cada aluno conquista”, destacou o vereador Divinei da Silva.

A presidente da Câmara, professora Cris do Barreto, afirmou que esse trabalho também é fruto do apoio da gestão municipal: “O prefeito Luís Camargo tem sido sensível à causa e, este ano, criou a Diretoria PCD na pasta da Mulher, que vinha sendo liderada por Hadassa Machado. Infelizmente, perdemos Hadassa nesta última semana, mas o legado que ela deixou no trabalho pela inclusão permanecerá vivo”.

Entre as ações, estão a instalação de rampas de acesso, adequações em calçadas, e sinalização específica para garantir mais segurança e acessibilidade. A APAE de Arujá também tem recebido investimentos e apoio para ampliar suas atividades, garantindo mais recursos para o atendimento e desenvolvimento dos alunos. “Nossa gestão, inclusive, mediou junto ao poder executivo a formalização da doação da área de terreno onde está localizada a APAE Arujá e com isso ela pode receber agora recursos estaduais e federais” concluiu o vereador, dizendo que espera realmente uma grande parricipação da comunidade nesta programação.

Mais recentes

Scroll to Top