As melhorias vêm sendo feitas no parque como um todo, desde a entrada até seus espaços internos, dedicados à prática de esportes, lazer e contemplação. Além da recuperação do pórtico de entrada, foi feito o serviço de pintura em praticamente todo o parque, incluindo guias, sarjetas, pista de caminhada, bancos, bebedouros, muretas, ATI, playground, base da GCM, churrasqueiras, pergolado, anfiteatro e em todos os postes metálicos do local.
Também foi feita manutenção de alvenaria na pista de caminhada, anfiteatro e nas calçadas da avenida Jardelina de Almeida Lopes e rua Professor Benedito Leôncio Arouche de Toledo. Além disso, as equipes cuidaram da manutenção hidráulica nos bebedouros e banheiros, recuperação dos alambrados e do telhado do pavilhão de ginástica, paisagismo e poda de árvores, substituição de lixeiras, limpeza e roçada em área de 56.100 metros quadrados.
Além das melhorias estruturais, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está finalizando o processo licitatório para a recuperação da cobertura da Academia do Jovem, que estava totalmente danificada por falta de manutenção da antiga gestão. Outra novidade é a abertura de um restaurante/lanchonete no local, por uma nova permissionária, que recebeu a concessão de exploração do local. A responsável pela unidade arcou com toda a recuperação do espaço onde o restaurante foi instalado, sem custos para a Prefeitura.
Além deste mutirão de serviços, o Parque da Cidade já vinha recebendo trabalhos de recuperação desde o início do ano. Em janeiro, o ginásio do Parque da Cidade recebeu serviços de recuperação, com marcação da quadra, pintura e melhorias na iluminação. A Academia do Jovem também recebeu trabalhos de manutenção dos bancos utilizados para os exercícios, que estavam degradados.
Em junho, foram realizados serviços de manutenção na caixa de entrada de energia elétrica do ginásio, que foi danificada pela ação de vândalos. Também foram substituídos cabos de energia que foram furtados.
Até mesmo a Praça Paulo Kobayashi, que fica logo em frente ao Parque da Cidade, recebeu serviços de zeladoria. No local, foi feita manutenção na pista de caminhada, pintura de bancos, da Academia da Terceira Idade (ATI), dos corrimões e postes metálicos.
Rua Mais Feliz
Neste domingo (27/07), das 10h às 15h, o Parque da Cidade receberá uma edição especial do projeto Rua Mais Feliz. Estarão à disposição dos participantes brinquedos infláveis, atividades esportivas, serviços de saúde, de ação social e cidadania, além de apresentações artísticas e culturais. Diversas Secretarias Municipais e órgãos da Prefeitura também estarão no evento para oferecer orientações à população.
Esta será a terceira edição do projeto, que foi retomado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no dia 28 de junho. A primeira edição foi realizada na Escola Municipal Florisa Faustino Pinto, no Jardim Santos Dumont e atendeu mais de 1.000 pessoas. Já no dia 13 de julho, a Rua Mais Feliz foi realizada no Parque Centenário e cerca de 20 mil pessoas participaram do evento.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes já definiu um calendário de 50 edições do projeto Rua Mais Feliz até o final do ano que vem.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade foi inaugurado em 30 de dezembro de 2016, pelo então prefeito Marco Bertaiolli. Com 85 mil metros quadrados (o equivalente a 12 campos de futebol com medidas oficiais), o Parque da Cidade tem entradas pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente a praça Deputado Paulo Kobayashi (Praça do Oito), na Chácara Jafet, e pela rua Francisco Affonso de Mello, no Parque Santana.
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake, um dos mais renomados arquitetos do país, que faleceu em novembro de 2021. O local conta com espelho de água, praça de integração entre crianças e idosos, com playground e Academia da Terceira Idade (ATI), Academia do Jovem, teatro de arena, churrasqueiras, campos de futebol society, pista de caminhada com 1.200 metros de extensão, quadras de tênis, quadra poliesportiva, quadras de esportes de areia, quadras de basquete (modalidade streetball), pavilhão esportivo e ginásio poliesportivo.
O Parque da Cidade funciona todos os dias das 7h às 18h.
Crédito: Prefeitura de Mogi