Pesquisar

Museus de Mogi das Cruzes recebem público de mais de 20 mil pessoas no 1º semestre de 2025

Os museus e centros de cultura e memória de Mogi das Cruzes receberam a visitação de 20.893 pessoas entre os meses de janeiro e junho deste ano. O público diverso corresponde a diferentes grupos sociais como estudantes, pessoas idosas, turistas, coletivos de mulheres e atingiu diferentes faixas etárias de visitantes distribuídos pelo Centro de Cultura e Memória “Taro Konno”, Pinacoteca de Mogi das Cruzes, Casarão do Carmo e Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos.

Com experiências em diferentes exposições, cursos, oficinas e outras atividades culturais, os presentes tiveram contato com variadas expressões artísticas, além da vivenciar o patrimônio museológico de Mogi das Cruzes – que ajuda na construção da memória do município e seu cenário cultural.

Para o secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, mais do que um simples quantitativo numérico, a contagem de público reflete a visibilidade e a importância dos museus mogianos. “Por meio da contagem de público, a Secretaria de Cultura pode, por exemplo, verificar quais os temas e tipos de exposição que o público mais deseja participar. Além disso, o número de visitantes de um museu pode auxiliar na implementação de políticas públicas para o setor do museu mogiano, de forma mais eficiente e efetiva”.

A presença de mais de 20 mil pessoas, somente no primeiro semestre de 2025, demonstra o alinhamento da administração municipal com a definição de museus presente na Lei federal 11904/2009 – que considera como museus, espaços que conservam, investigam, preservam e expõem, estudos e pesquisas, como também locais voltados para o lazer, contemplação e turismo abertos ao público e a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Roteirinho do Patrimônio

Entre as ações que mais traz público aos museus está o Roteirinho do Patrimônio – atividade de educação patrimonial por meio de um passeio histórico gratuito. A iniciativa tem o intuito de levar crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, para explorarem a paisagem urbana do centro histórico de Mogi das Cruzes, de uma maneira lúdica.

Guiados por servidores dos museus, os grupos agendados – na sua grande maioria formados por escolas – participam de uma mediação que abrange o início do povoado, quando aqui já habitavam os povos originários, e as mudanças da cidade até os dias atuais. A atividade apresenta curiosidades, como o significado do nome do município, a biografia cultural dos monumentos, mostrando a importância das edificações visitadas e de todo o acervo que elas preservam, valorizando assim o patrimônio histórico, artístico e museológico do município.

A atividade começa no Marco Zero, marcado pelo monumento do Obelisco, na praça Coronel Almeida, de frente para a Catedral de Sant’Ana e percorre os museus da Secretaria de Cultura e o Museu de Vivências Educacionais – MUVE (administrado pela Secretaria de Educação).

Aberto para todo o público interessado, o programa Roteirinho do Patrimônio proporciona uma experiência enriquecedora para os participante ao narrar a história dos edifícios e por meio das exposições dos museus.

Para participar, é possível agendar as visitas para escolas e grupos (com mais de cinco pessoas) pelo telefone (11) 4798-6907 ou pelo e-mail educativo.museus@mogidascruzes.sp.gov.br.

Mais recentes

Scroll to Top