Santa Isabel tem se destacado positivamente nos indicadores de alfabetização infantil da rede municipal de ensino. De acordo com os dados mais recentes do Índice de Criança Alfabetizada (ICA), divulgados pelo Ministério da Educação, o município alcançou 67,17% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2024.
Esse resultado expressivo reforça o compromisso da cidade com a Educação e o investimento contínuo em políticas públicas eficazes. A administração municipal tem buscado parcerias estratégicas com o governo federal, estadual, SESI, SEBRAE, Instituto Motiva, entre outros, para garantir avanços significativos na área.
Com esse desempenho, Santa Isabel superou a média do estado de São Paulo, que ficou em 58%, e também ultrapassou a média nacional, que evoluiu de 54% em 2023 para 59% em 2024.
O município também vem investindo fortemente na formação de docentes e na contratação de professores de reforço, com o objetivo de fortalecer o processo de alfabetização e promover a melhoria da qualidade da educação, assegurando o sucesso escolar dos alunos.
Como parte das ações estratégicas, a Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua Equipe Técnica, promoveu uma formação específica para as Coordenadoras Pedagógicas, com os seguintes objetivos:
Promover a reflexão sobre conquistas, desafios e metas pedagógicas, estimulando a colaboração e o alinhamento de objetivos entre a equipe pedagógica;
Analisar os resultados a partir dos dados do ICA e planejar ações para potencializar os saberes dos alunos;
Propiciar momentos de interação entre os profissionais e planejar atividades para o período de 21/07/25 a 08/08/25, com foco nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando materiais lúdicos e significativos;
Definir estratégias de ensino e práticas pedagógicas eficazes, alinhadas à recente aquisição feita pela Secretaria de Educação: uma sacola com 10 livros de literatura por aluno, incentivando a leitura, a interpretação e a produção textual, além de estimular o gosto pela leitura e a autonomia dos estudantes;
Disponibilizar materiais de apoio como painéis de monitoramento do processo de ensino e aprendizagem por meio da Plataforma de Ensino Digital.
Com foco na qualidade do ensino, equidade e acompanhamento pedagógico, Santa Isabel reforça seu compromisso em assegurar a todas as crianças o direito de aprender na idade certa.