Centenas de estudantes isabelenses desafiaram o frio na manhã deste domingo (06) e participaram, com entusiasmo contagiante, do tradicional desfile cívico em comemoração aos 193 anos de fundação de Santa Isabel. A Avenida República foi tomada pelo público que prestigiou o evento repleto de beleza, emoção e representatividade.
Com o tema “Ubuntu – Eu sou porque nós somos”, as apresentações escolares destacaram a filosofia africana que valoriza o coletivo, a solidariedade e a união entre os povos. A escolha do tema refletiu-se nas alas criativas e cheias de simbolismo, ressaltando a importância da comunidade na formação de uma sociedade mais justa e empática.
As escolas municipais e particulares desfilaram com performances que encantaram os presentes. Alunos que participam das novas atividades extracurriculares, como aulas de música e coreografia, também abrilhantaram o evento. Essas ações, já incorporadas à rotina escolar, têm inspirado os jovens a explorarem seus talentos — inclusive, com possibilidades de integração futura à Orquestra Municipal, que segue em crescimento.
Outro momento de grande emoção foi o lançamento oficial do Coral Isabelense, que interpretou com maestria o Hino Nacional e o Hino de Santa Isabel, emocionando o público que lotava a avenida.
O desfile contou ainda com a participação da Rainha, Princesa e Madrinha do Rodeio 2025, além de motoclubes da região, instituições religiosas, grupos da melhor idade, atletas campeões em diversas modalidades e, pela primeira vez, skatistas da cidade, que reforçaram a diversidade e o protagonismo da juventude isabelense.
Grupos tradicionais também marcaram presença, como o de São Gonçalo, que manteve viva a cultura local por meio de seus cantos e danças, e os dançarinos de passinho, que trouxeram energia e ritmo ao evento.
Várias autoridades municipais e regionais prestigiaram a cerimônia, reforçando a importância do momento para a cidade.
Ao Jornal de Arujá, o prefeito Carlos Chinchilla expressou sua satisfação com a celebração:“Estou muito feliz em ver o engajamento de toda a nossa comunidade em torno do ideal de uma nova Santa Isabel. Vimos hoje a nossa orquestra municipal que lançou o seu coral, a participação das escolas, igrejas, grupos de dança mostrando que Santa Isabel tem um potencial enorme. São 193 anos de lutas, mas também de conquistas. Nossa meta é ter uma cidade cada vez melhor”, concluiu.