Por João Renato Amorim
Primeira mulher eleita para a presidência da Câmara Municipal de Arujá, Cristiane de Araújo Pedro, a Professora ‘Cris (PSD), reuniu a imprensa local na sede do legislativo na manhã de quinta-feira (9) para anunciar em detalhes as medidas prioritárias que serão colocadas nos primeiros 100 dias de gestão. As ações, segundo a parlamentar, têm como objetivos básicos aumentar a transparência para a comunidade e fazer com O Legislativo tenha maior protagonismo.
Sobre as comemorações dos 65 anos do legislativo, destacam-se a veiculação a partir do fim deste mês de campanha publicitária nas mais diversas mídias e uma série de exposições ao longo do ano exaltando o papel do parlamento no desenvolvimento da cidade. Para aumentar a participação popular, Professora Cris apresentará o projeto “Câmara nos Bairros”, com previsão de início em março, com sessões itinerantes para aproximar os vereadores da população em que as demandas de cada canto do município poderão ser apresentadas pelos moradores.
O lançamento de um “tour” virtual para os arujaenses conhecerem a sede do legislativo, a criação de uma revista semestral com prestação de contas e a visitação de escolas públicas são outras iniciativas nesse sentido. Também nos primeiros 100 dias acontecerá a realização de estudos para a instalação da TV Câmara de Arujá, assim como ocorre em outros municípios do Alto Tietê. Ainda não está decidido se o canal estará disponível por meio de sinal aberto ou por plataformas digitais.
Visando o aumento da participação das mulheres na vida pública, será criada no fim deste mês a Frente Parlamentar Feminina das Câmaras Municipais do Alto Tietê. A intenção, segundo a nova presidente, é ter uma troca colaborativa para fortalecer o protagonismo feminino entre todas as parlamentares da região, independente das diferenças ideológicas e partidárias. Das 188 cadeiras dos 11 municípios da região, 23 são ocupadas por mulheres. Poá e Suzano são as únicas câmaras que não contam com vereadoras.
A vereadora de primeiro mandato Ana Lúcia dos Santos, a Ana do Esporte (PSD), será a nova chefe da Procuradoria da Mulher, cuja missão basilar é proteger as mulheres do município de quaisquer modalidades de violência, acolhendo-as por meio de uma rede de proteção. A escolha ressalta o compromisso com a defesa das mulheres e a promoção da igualdade. Haverá uma solenidade em março para marcar de forma simbólica a transição. Na coletiva também foram apresentados os novos integrantes do secretariado e o lançamento de crachá de identificação para todos os funcionários.
Professora Cris comparou o cargo de presidente, com base em sua experiência na área de educação, com a de diretora de escola. Ela ressaltou a parceria sólida com a Prefeitura e que há a realização de um trabalho diário e contínuo desde os primeiros dias do ano para o cumprimento das metas no prazo estabelecido e espera ter na nova função “muito trabalho, compromisso e responsabilidade”. Outra missão no cargo que ocupa até dezembro é mostrar as diferenças que existem entre o legislativo e o executivo à população arujaense.