Pesquisar

Zoo São Paulo celebra nascimento inédito de filhotes de sagui-da-serra-escuro, espécie ameaçada

O Zoológico de São Paulo comemora um avanço significativo na conservação da fauna brasileira com o nascimento, no dia 11 de outubro, de dois filhotes de sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie ameaçada de extinção. Os recém-nascidos são filhos do casal Rolo e Scarlet, que chegaram à instituição ano passado seguindo as recomendações do programa de conservação, vinculado ao Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da preguiça-de-coleira, coordenado pelo ICMBio.

“Estamos muito felizes com o crescimento da família. É a primeira vez que mantemos esta espécie, e o nascimento desses filhotes representa a consolidação do nosso trabalho pela conservação. É importante manter uma população de segurança, que no futuro poderá contribuir com ações na natureza, se necessário”, afirma o biólogo Luan Moraes.

O casal passou a integrar a área de visitação do Zoo neste ano e a rotina da família é acompanhada de perto pela equipe técnica. “Não interferimos nos cuidados, a menos que seja necessário, e a Scarlet está se saindo uma ótima mãe”, explica o biólogo, que também destaca o papel ativo do pai na criação: “é o pai quem carrega os filhotes, enquanto a mãe cuida dos bebês no momento da amamentação”, diz.

A importância da espécie na conservação da biodiversidade

Popularmente conhecidos como sagui-caveirinha, esses primatas, da família Callitrichidae, são nativos de pequenas áreas da Mata Atlântica nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Eles desempenham papeis ecológicos cruciais, como a dispersão de sementes e o controle de insetos, sendo fundamentais para o equilíbrio do ecossistema e a manutenção da biodiversidade. No entanto, sua sobrevivência está ameaçada por diversos fatores, como expansão urbana, incêndios florestais, desmatamento e competição com espécies invasoras.

Atualmente a espécie é classificada como “Em Perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Mais recentes

Scroll to Top