4ª Conferência Estadual de Juventude elege três delegados de Itaquá para encontro nacional

Após a realização da 1ª Conferência Municipal da Juventude de Itaquaquecetuba, promovida pela Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania em setembro, com quatro delegados destacados para a 4ª Conferência Estadual de Juventude, três deles foram eleitos no evento que aconteceu em Olímpia, interior de São Paulo.

Itaquá ficou entre as cidades do estado que conseguiu eleger 75% dos delegados, sendo eles: Marcos Teles, Clara Helena e Matheus Gomes. Os jovens eleitos poderão trazer aprendizados para a cidade na 4ª Conferência Nacional da Juventude, prevista para ocorrer de 14 a 17 de dezembro, já que vão se reunir com todos os delegados do país.

Em linhas gerais, a atribuição do delegado é discutir e deliberar sobre a temática do evento. Para isso, deve conhecer o tema, os avanços e os desafios do município para representá-lo na defesa de propostas quando houver a deliberação a nível nacional.

“O objetivo da conferência é a construção de políticas públicas para a juventude da nossa cidade e conquistarmos a delegação estadual mostra o quanto nossos jovens caminham na direção certa, já que além de cobrar melhorias, é fundamental participar para que elas aconteçam”, disse a secretária da pasta, Hadla Issa.

O evento estadual contou ainda com apresentações culturais e espaços de lazer para os participantes, reunindo 1,2 mil delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, observadores, convidados e autoridades em um amplo debate sobre os 12 eixos ligados à juventude.

São eles: cidadania, educação, trabalho, igualdade, saúde, cultura, comunicação, esporte, sustentabilidade, moradia, acesso à Justiça e Sistema Nacional da Juventude. “Os debates são fundamentais para a criação e aplicação prática de políticas públicas para os jovens que desempenham um forte protagonismo em nossa sociedade”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Conferência municipal

A 1ª Conferência Municipal da Juventude de Itaquá teve como tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. O evento contou com palestra, escuta dos participantes e discutiu sobre os 12 eixos já citados.

“Trabalhar com a juventude é investir em geração de renda, qualidade de vida e entender as necessidades dos próximos anos. É importante a participação de todos para compreendermos as demandas da cidade”, ressaltou a secretária.

O coordenador estadual de políticas para a juventude, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Juliano Borges, esteve presente na conferência e destacou que o evento é um marco para a cidade.

“Essa conferência demonstra que a cidade está no caminho certo de somar com a juventude e tê-la como parceira estratégica nessa agenda do desenvolvimento econômico e social do município. Nós do governo estadual também somos parceiros e vamos somar nessa empreitada.”

1ª Conferência Municipal da Juventude
Fotos: Janaína de Oliveira Reis

Assuntos que você pode gostar