Camargo inaugura sede da Pasta do Turismo e oficializa ingresso de Arujá na Amitesp

Camargo inaugura sede da Pasta do Turismo e oficializa ingresso de Arujá na Amitesp

O prefeito Luís Camargo assinou na manhã desta segunda-feira (01) o convênio que garante o ingresso do município de Arujá na Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp). A assinatura aconteceu durante a inauguração do prédio sede da Secretaria de Cultura e Lazer, localizado na entrada da cidade, junto ao pontilhão da Dutra. Na ocasião, o secretário da Pasta, Renan Lucena, falou sobre as várias ações já formuladas para fomentar o turismo e o lazer e apresentou o guia turístico que poderá ser acessado pelo site www.visitearuja.com.br.

Durante a solenidade, o prefeito falou sobre a importância do ingresso na Amitesp, lembrando que a cidade de Arujá tem um turismo gastronômico forte e que isso deve ser valorizado. “Chega dessa história de Arujá cidade dormitório. Arujá é uma cidade onde se vive bem, onde se come bem e onde temos locais interessantes para os visitantes. Por isso, quando o nosso secretário Renan identificou este prédio estratégico, que fica junto à nascente do Baquirivú e logo na entrada da cidade, eu aprovei de imediato, porque aqui chegando os visitantes, entre estes os romeiros, poderão obter informações sobre o que nós temos a oferecer na cidade”.

Ele explicou que até o final do ano a gestão deverá formular solicitação oficial para Arujá ser considerada área de interesse turístico, o que resultaria num repasse anual de R$ 700 mil do governo do Estado para a Prefeitura.

Outro ponto destacado por Camargo foi o embelezamento da área sob o pontilhão, que ganhou ilustrações artísticas assim como uma iluminação especial valorizando este trecho estratégico.

 

 

Cursos e outras ações

Após o descerramento da fita inaugural, o secretário Renan Lucena apresentou as amplas dependências da Pasta, que conta, entre outras, com uma sala multimídia, voltada principalmente para as crianças. “A idéia é disponibilizar um equipamento tecnológico interativo, para que elas conheçam um pouco da nossa história e também da nossa natureza”, afirmou.

Ele informou que a pasta deverá sediar cursos de capacitação voltados para o turismo. “Queremos ofertar cursos de idiomas e de atendimento ao turista para pessoas que trabalham neste setor como funcionários de restaurantes e bares, taxistas, entre outros”, disse. Além disso, Renan Lucena destacou que o guia municipal de turismo da cidade já está ativo e pode ser acessado pelo site www.visitearuja.com.br.

Sobre a nascente do histórico Rio Baquirivú, o secretário adiantou que a intenção é que a Prefeitura possa realizar a revitalização do trecho onde está a nascente, transformando o local em um espaço ecológico com trilhas, onde as pessoas possam visitar a nascente, que hoje está escondida pela vegetação.

Participaram da inauguração os vereadores Abelzinho, Cris do Barreto, Divinei, Luis Fernando, Samoel Maia, Renan do Barreto, além de vários secretários municipais.

Mais Notícias

Sidebar