2º Conselho Tutelar de Itaquá é empossado

2º Conselho Tutelar de Itaquá é empossado

O grupo foi formado através de pleito realizado no mês de março

Os novos membros que formam o 2º Conselho Tutelar de Itaquaquecetuba foram empossados na noite de quarta-feira (02/05) em solenidade realizada na Câmara Municipal. O grupo que foi formado através de pleito realizado no mês de março pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, inicia os trabalhos, sendo de responsabilidade do Conselho o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Foram empossados os seguintes conselheiros eleitos: Maria de Lourdes da Silva, Michel da Silva Quirino, Tatiane Aparecida de Oliveira Silva, Sidnéia Miranda Magalhães e Janete Marques Soares da Silva.

Os conselheiros são os principais responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e adolescentes e direcionar quando necessários para a solução dos problemas que algum jovem esteja enfrentando.

Durante a solenidade de posse do Conselho, estiveram presentes diversas autoridades, entre eles, o prefeito Dr. Mamoru Nakashima, e os secretários municipais Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca (Desenvolvimento Social), Rogério Dias Mesquita (Assuntos Jurídicos) e Renato Moreira (Administração). A Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) também participou do evento.

No mês de abril visando o início do trabalho dos conselheiros, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram uma ação em que foram ministradas palestras aos integrantes, com foco na capacitação em torno da função que passarão a exercer.

CONSELHO  A este órgão, por exemplo, são encaminhadas situações de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão que tenham como vítimas as crianças e os adolescentes. O papel do Conselho Tutelar quando recebe uma denúncia é o de acompanhar o caso para definir a melhor forma de resolver o problema.

Mais Notícias

Sidebar