2,5 milhões de brasileiros podem ter glaucoma, alerta sociedade médica

2,5 milhões de brasileiros podem ter glaucoma, alerta sociedade médica

Segundo a Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG) mais de 2,5 milhões de brasileiros com mais de 40 anos de idade podem ter glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível.

O Dia Nacional de Conscientização sobre o Glaucoma no Brasil é 26 de maio. A data traz à tona a discussão sobre a doença ocular crônica, que afeta o nervo óptico e pode levar à perda progressiva e irreversível da visão.

No Brasil, o glaucoma é considerado um problema de saúde pública devido à sua alta incidência. Mas o que mais preocupa os especialistas, é que 70% dessas pessoas não sabem que sofrem com a doença.

De acordo com a médica especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dra. Adriana Paschoal, inicialmente o glaucoma não costuma apresentar sinais significativos, por isso, em muitos casos, há demora no diagnóstico.

“O glaucoma é uma doença silenciosa e assintomática em seu estágio inicial. Mas por meio de exames regulares, é possível avaliar a pressão intraocular, a estrutura do nervo óptico e o campo visual, e assim fechar o diagnóstico”, explica a médica.

À medida que o glaucoma vai se desenvolvendo, o paciente pode passar a apresentar desconfortos, como: redução da visão periférica, visão embaçada ou turva, halos ao redor das luzes, vermelhidão nos olhos, e até dor ocular.

A Dra. Adriana Paschoal destaca que o tratamento para o glaucoma envolve o uso de colírios para controlar a pressão intraocular. Em casos mais avançados, podem ser necessários procedimentos, como cirurgias a laser ou convencionais, para controlar o avanço da doença.

“É importante manter em dia a consulta com um oftalmologista. Quando temos um diagnóstico inicial de glaucoma, fica muito mais fácil um tratamento com resposta positiva”, explica Dra. Adriana.

SERVIÇO

A Dra. Adriana Paschoal atende na Avenida João Manoel, 600 – Centro – Arujá, no Edifício JM, Torre B – Sala 306. Contato: 11 9 6904-3758

Mais Notícias

Sidebar